Palavra do Governador

06h00min - 20 de Setembro de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

BDMG, 50 anos: Anastasia destaca importância da instituição para o desenvolvimento de empresas e municípios de Minas

“O BDMG busca não o lucro como banco, mas fundamentalmente, ele busca o desenvolvimento do Estado, através da geração de empregos e a geração de riqueza e prosperidade para os mineiros”, afirma governador.

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala sobre os 50 anos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, o BDMG. O banco, criado em 1962 no governo de Magalhães Pinto, tem o objetivo de estimular a economia do Estado.

“Não é um banco de crédito, mas é um banco de fomento. O que significa isso? Significa que ele é um banco criado exatamente para estimular negócios, para gerar novas economias no Estado. Ele busca não o lucro como banco, mas fundamentalmente, ele busca o desenvolvimento do Estado”, ressalta o governador.

Desde a sua criação, o BDMG atua na modernização das atividades produtivas e tem papel importante em grandes momentos da economia mineira.

“Poderia citar a vinda da Fiat para Minas Gerais, na década de 70, ou o Programa Nacional de Álcool, ou a grande produção de café em Minas Gerais, todos esses grandes programas tiveram a participação efetiva do BDMG”, afirma Anastasia.

Atualmente, o BDMG tem um carteira de 9 mil clientes. E uma grande parte é de pequenos empreendedores e produtores rurais. Em 2009, o BDMG superou, pela primeira vez, a marca de R$ 1 bilhão em recursos liberados para financiar atividades de todos os setores, em todas as regiões de Minas Gerais.

“O BDMG tem essa determinação por parte de nosso governo, de estar mais presente através de pequenas e médias empresas. Programas como o Geraminas, por exemplo, têm o objetivo de ajudar essas empresas, gerando um número maior de empregos, beneficiadas pelos empréstimos concedidos pelo BDMG, com juros bem menores que os do mercado”, destaca o governador.

Apoio aos municípios

Outra atuação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais é em favor das cidades do interior do Estado. Só no primeiro semestre de 2012, foram liberador cerca de R$ 100 milhões para 176 municípios, através do programa BDMG Novo Somma.

“O BDMG tem uma parcela muito importante de responsabilidade na infraestrutura urbana dos municípios mineiros. Recursos para a compra de equipamentos para reformas e melhoria de ruas e da rede de esgoto e de saneamento. E isso se faz através de empréstimos com valores subsidiados. Portanto, o BDMG participa ativamente do desenvolvimento municipal de nosso Estado, emprestando centenas de milhões de reais a centenas de municípios mineiros”, conclui Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.