Economia / Desenvolvimento

12h32min - 25 de Junho de 2015 Atualizado em 11h10min

BDMG filia-se à Associação de Estudos Regionais da Inglaterra

Integração à entidade permitirá o intercâmbio de ideias e a produção de estudos voltados para o planejamento regional

Bruna Marta/BDMG
Sally Hardy (RSA); Marco Aurélio Crocco (BDMG) e Pedro Amaral (Cedeplar/ UFMG).

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) filiou-se, nessa quarta-feira (24/6), à Associação de Estudos Regionais (Regional Studies Association – RSA). O presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco, assinou a adesão ao lado da diretora executiva da RSA, Sally Hardy. Para Crocco, que também é embaixador da RSA no Brasil, a filiação permitirá o intercâmbio entre acadêmicos do mundo todo e formuladores de políticas regionais (policy makers).

“O Banco começa a recuperar o D de desenvolvimento e o seu papel de ser capaz de pensar Minas Gerais, de entender e produzir conhecimento sobre o Estado, orientando políticas públicas para o combate de disparidades regionais”, explica.

Na avaliação de Hardy, a parceria da RSA com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/ UFMG) e com o BDMG foi fundamental para o lançamento da divisão latino-americana da instituição, realizado durante o evento no auditório do Banco. Para ela, a filiação do BDMG possibilitará uma série de interações acerca de problemas que a RSA enfrenta sobre desigualdade e necessidade de reequilíbrio de economias nacionais e regionais.

“Uma das maneiras que vamos fazer isso é por meio de um programa de intercâmbio de conhecimento, no qual colocaremos acadêmicos junto com o Banco. Os pesquisadores trabalharão a economia dentro da instituição, explorando soluções diferentes e estratégias que eles possam utilizar”, destaca.

Sobre a RSA

Fundada em 1965 e com sede na Inglaterra, a RSA é composta por pesquisadores internacionais que promovem o intercâmbio de ideias e auxiliam estudos sobre o planejamento regional, desenvolvimento e políticas públicas. A entidade possui membros em 67 países, 44 embaixadores, quatro divisões regionais e seis seções subnacionais inglesas.