Governo

14h16min - 04 de Novembro de 2014 Atualizado em 14h18min

BDMG libera R$ 40 milhões para a construção do novo Hospital Metropolitano em BH

Os recursos serão utilizados para o financiamento das obras de acabamento, equipamentos assistenciais e mobiliário da unidade de saúde

Divulgação
O hospital contará com 440 leitos e terá capacidade para realizar duas mil consultas por mês

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) liberou R$ 40 milhões para as obras do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro. Formada pelas empresas Andrade Gutierrez, Gocil Serviços de Vigilância e Segurança e Vivante, a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Novo Metropolitano S.A. é responsável pela construção e operação não assistencial do hospital. Os recursos do BDMG serão utilizados para o financiamento das obras de acabamento, equipamentos assistenciais e mobiliário.

A SPE fará um investimento total de R$ 225 milhões, dos quais o BDMG financia cerca de R$ 90 milhões. O hospital contará com 440 leitos, sendo 80 de CTI, terá capacidade para realizar duas mil consultas especializadas por mês, até 1,4 mil internações e 700 cirurgias mensais, bem como 500 atendimentos de pronto socorro diariamente.

Também poderão ser realizados até 12 atendimentos simultâneos e descentralizados ao trauma. O hospital oferecerá ainda serviço ininterrupto com atendimento à urgência e emergência, com foco em atendimentos a traumas, casos graves e todos os tipos de complexidades (cirurgias eletivas e de urgência, cirurgias ambulatoriais, serviços de diagnóstico por imagem e internações, inclusive CTI).

A previsão é que o Hospital Metropolitano entre em operação em abril de 2015. A concessão da Prefeitura de Belo Horizonte ao parceiro privado será de 20 anos.