Governador | Copa do Mundo

15h09min - 12 de Dezembro de 2012 Atualizado em 14h59min - 01 de Julho de 2013

Belo Horizonte comemora aniversário de 115 anos com o novo Mineirão

Acompanhado do prefeito Marcio Lacerda e do senador Aécio Neves, governador Anastasia visita as obras do estádio, que já estão 99% concluídas, e celebra com os operários

No aniversário de 115 anos de Belo Horizonte e a nove dias da conclusão de sua reforma, o Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, recebe, nesta quarta-feira (12), sua última visita do governador Antonio Anastasia, acompanhado pelo prefeito da capital, Marcio Lacerda, e pelo senador Aécio Neves.

Na ocasião, além de agradecer aos operários pela modernização do estádio e celebrar com eles o 115º aniversário de BH, Anastasia e a comitiva visitam alguns locais que já estão prontos no Mineirão.

As obras começaram na data recomendada pela FIFA e vão terminar sem atrasos e sem aumento no preço. Hoje, 99% do Mineirão já estão prontos.

O gramado já está plantado, os telões de alta definição funcionando, praticamente todas as cadeiras foram instaladas, 58 bares e lanchonetes estão prontos, alguns dos 98 camarotes mobiliados e as sinalizações já começam a ficar visíveis. Enfim, estão sendo feitos os arremates finais para a entrega do Novo Mineirão aos mineiros em 21 de dezembro.

Ao todo, 3.000 operários trabalharam na obra nos momentos de pico, entre eles 103 mulheres, 46 detentos e 82 jovens que tiveram a carteira assinada pela primeira vez. Também foram oferecidos cursos de alfabetização para os operários no canteiro de obras.

Para a ampla reforma, o Governo de Minas optou por uma parceria público-privada (PPP), na qual a Minas Arena, empresa vencedora da licitação, assumiu o risco da modernização e a responsabilidade de manter e operar o estádio nos próximos 25 anos.

O novo Mineirão

No novo Mineirão, os torcedores passarão a contar com 62.160 assentos, além de uma esplanada de 80 mil m2 do lado de fora, com capacidade para 65 mil pessoas. Essa ampla área externa vai transformar o estádio em uma arena multiuso – um espaço para eventos esportivos, culturais, ecumênicos, de negócios e, acima de tudo, uma opção de lazer para as famílias, com segurança e conforto.

A modernização do Mineirão se transformou em um canteiro de boas práticas. Em busca do certificado Leadership in Energy an Enviromental Design (LEED), na categoria “Nova Construção e Renovação Principal”, foram adotadas práticas de redução do impacto ambiental tanto na obra como na operação do estádio.

Em localização privilegiada, com acesso fácil e inserido no Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mineirão é o verdadeiro templo do futebol mineiro e o único, hoje, a contar com dois grandes clubes para dividir o campo e as arquibancadas.

Mais do que um novo estádio, a modernização do Mineirão representa acima de tudo o retorno das famílias ao campo.

A entrega da obra está confirmada para o dia 21 de dezembro e o primeiro jogo será realizado no dia 03 de fevereiro com o grande clássico do futebol, Cruzeiro X Atlético, numa partida histórica que também marcará a abertura do campeonato estadual de 2013.

Clique nos links abaixo para conhecer mais detalhes do novo Mineirão.

Novo Mineirão - uma PPP que deu certo

Um estádio com padrão internacional

Por dentro do novo Mineirão

Obra verde e socialmente responsável