Minas por Região
Agricultura

11h25min - 14 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h41min

Belo Horizonte será a capital da Agricultura Familiar

Com o apoio do Estado, nona edição da Agriminas receberá 130 expositores com produtos alimentícios típicos da agroindústria familiar

De 19 a 23 de agosto, Belo Horizonte recebe mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas). Promovida pela Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), com o apoio do Estado, a feira terá 130 expositores com produtos alimentícios típicos da agroindústria familiar e peças de artesanato sustentável. A expectativa é de um público de cerca de 40 mil visitantes durante os cinco dias de evento.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, destacou que a mostra é uma boa oportunidade para que os agricultores e agricultoras familiares apresentem o que há de mais novo na produção orgânica, no artesanato.

“Vamos cada vez mais apoiar iniciativas como a Agriminas. Além de um espaço de integração, a feira é um ambiente para a geração de negócios e abertura de novos mercados para a agricultura familiar”, diz Glenio Martins.

Lançamento de cartilha

Pela primeira vez sob coordenação da recém-criada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), o estande do Governo de Minas Gerais irá tirar dúvidas e fará esclarecimentos sobre regularização fundiária, crédito rural, acesso a mercados, entre outros temas. 

Durante o evento, a Seda lançará a cartilha com informações sobre pedido de emissão de títulos de posse. Em Minas Gerais, cerca de 16 mil processos de titulação de terras devolutas estavam paralisados.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) também estará presente, com o apoio de técnicos das empresas vinculadas: Emater-MG, Epamig, IMA e Ruralminas

A miniusina Via Láctea será uma das atrações do evento, apresentando a tecnologia de fabricação de produtos lácteos desenvolvida pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), unidade da Epamig em Juiz de Fora, e reproduzindo para o público o funcionamento de uma indústria, desde a análise do leite até a distribuição do produto.

Para o presidente da Fetaemg, Vilson Silva, com o apoio à feira e a criação de um secretária voltada para o segmento, o Governo de Minas Gerais demonstra o compromisso com as associações, cooperativas e famílias de pequenas agroindústrias.

“Pela primeira vez em Minas, temos uma secretaria com o nosso perfil, disposta ao diálogo e a escrever uma nova história de desenvolvimento da agricultura familiar”, diz Vilson.

Serviço:

9ª AgriMinas – Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais

19 a 23 de Agosto / 2015

Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro, Belo Horizonte / MG

Mais Informações: (31) 3073-0000

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato