Meio Ambiente | Infraestrutura | Gestão

12h49min - 25 de Junho de 2015 Atualizado em 13h13min

Betim e Copasa se unem na campanha para economia de água

Ação de mobilização social busca estimular a redução voluntária no consumo de água a fim de evitar racionamento ou tarifa de contingência

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Prefeitura de Betim promovem nesta sexta-feira (26/6), a partir das 10 horas, o lançamento da campanha de mobilização social “Cada Gota Conta”, no auditório da prefeitura, localizado na Rua Pará de Minas 640, Brasiléia, em Betim.

Realizada em parceria com a prefeitura, a ação visa estimular a redução voluntária no consumo de água no município com o objetivo de evitar a adoção de medidas como racionamento ou tarifa de contingência.

Durante o evento, o diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli, irá apresentar a situação dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e os planos de mobilização social para o enfrentamento da crise hídrica.

“Estamos entrando no período da seca e os reservatórios do sistema Paraopeba estão com 36% da sua capacidade de reservação, o que significa risco de desabastecimento antes da chegada do próximo período chuvoso”, afirma. “Caso não economizemos, inevitavelmente, teremos que fazer o racionamento. E nós não queremos isto. Portanto, precisamos da colaboração de todos”, enfatiza.

No mês de maio, houve redução de 14,5% no consumo dos imóveis da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em comparação com o mesmo período do ano passado. Já em abril, o resultado foi de 15%. A economia de março ficou em 16%, enquanto em fevereiro, primeiro mês após o anúncio da crise hídrica, a população reduziu apenas 9,4%.

Serviço:

Lançamento da campanha “Cada Gota Conta” em Betim