Minas por Região
Cultura

11h46min - 19 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 17h13min - 20 de Fevereiro de 2015

Biblioteca Luiz de Bessa recebe mais de 270 livros italianos em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano

Também estarão expostas algumas obras raras dos séculos XVII, XVIII e XIX, que fazem parte do acervo de livros estrangeiros da biblioteca

Em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante, celebrado no dia 21 de fevereiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa irá receber da cônsul da Itália, Aurora Russi, e de outros doadores italianos e ítalo-brasileiros, mais de 270 exemplares literários. A solenidade acontece às 10h, na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, local em que a cônsul fará a entrega ao secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

Os livros irão se somar ao acervo da instituição e incrementarão os cerca de 35 mil exemplares estrangeiros já existentes na biblioteca. Dessa maneira, a Luiz de Bessa corresponde à diretriz de democratização e ampliação do acesso à cultura.

Também estarão expostas algumas obras raras dos séculos XVII, XVIII e XIX, que fazem parte do acervo de livros estrangeiros da biblioteca.

O secretário Angelo Oswaldo entende o ato da doação como de extrema importância e com gratidão. “O gesto da cônsul Aurora Russi, bela homenagem a todos os estrangeiros radicados em Belo Horizonte, valoriza a biblioteca pública, o livro e a leitura. É um convite ao leitor da língua italiana para que se torne usuário permanente da nossa biblioteca maior”, enfatiza.  

Laços culturais

No dia 21 de fevereiro, celebra-se o dia nacional do imigrante italiano no Brasil, instituído pela Lei Federal n. 11.687 de 2/6/2008. Nesta data, o primeiro navio vindo da Itália desembarcou no Brasil.

De acordo com Aurora Russi, do final de 1800 ao início de 1900, Minas Gerais recebeu o terceiro maior grupo de italianos do Brasil. O nascimento de Belo Horizonte é uma das consequências deste fato. A capital mineira, segundo a cônsul, foi construída também graças à dedicação da nossa gente italiana, que nesta terra encontrou sorte, trabalho e felicidade.

“Para comemorar esta data, a colônia de italianos residente em Belo Horizonte propôs ao consulado a doação de livros em italiano para a biblioteca, pois não há nada que simbolize melhor a união entre dois povos do que a cultura, representada neste caso pelos livros. O entusiasmo demonstrado pelo secretário Angelo Oswaldo quando apresentei-lhe a nossa ideia, confirmou a importância desta iniciativa nas relações entre a Itália e Minas Gerais”, finalizou a cônsul da Itália.

Serviço:

Dia Nacional do Imigrante Italiano – Doação de livros italianos pela Cônsul Aurora Russi

Data: 21 de fevereiro

Horário: 10h

Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato