Segurança / Defesa Social

17h33min - 10 de Outubro de 2014 Atualizado em 09h33min - 13 de Outubro de 2014

Blitz educativa leva noções de trânsito para crianças na capital

O encontro buscou alertar as crianças sobre a importância de zelar por um trânsito seguro

Marcilene Neves/Seds
Os alunos também receberam a visita da Transitolândia móvel e, de forma divertida, aprenderam sobre regras de trânsito

Alunos da Escola da Escola Estadual Afonso Pena, localizada na Avenida João Pinheiro, Centro de Belo Horizonte, e pedestres que passavam próximo ao local receberam, nesta sexta-feira (10/10), materiais educativos com dicas de segurança sobre o trânsito. Os materiais foram entregues pelos mascotes Amigo Legal e Vovó Transitolina, da Polícia Militar; Tirinha, da Polícia Civil; Foguinho, do Corpo de Bombeiros; e Mãozinha, da BHTrans. O encontro fez parte de uma blitz educativa realizada ao longo da Avenida para alertar principalmente as crianças sobre a importância de zelar por um trânsito seguro.

Além da distribuição de materiais, os alunos também receberam a visita da Transitolândia móvel e, de forma divertida, aprenderam sobre regras de trânsito, principalmente com relação aos pedestres, e receberam noções sobre como atravessar ruas, conceito de mão e contramão, significado dos sinais e apitos dos guardas, placas de sinalização e noções de cidadania.

A aluna da escola estadual, Ana Julia, de 11 anos, disse que todas as crianças devem ficar muito atentas nas ruas e avenidas e obedecer às regras. Triste, ela citou como exemplo, uma amiga da mesma idade que foi atropelada na manhã de hoje. “Ela foi atingida por um veículo ao atravessar a rua sem olhar para os lados. Minha amiga teve uma das pernas quebrada”.

Shirley do Carmo Ribeiro, mãe de Ana Julia e de outro aluno da escola, destacou que são válidas todas as ações de educação voltadas para o trânsito. “Minha filha pega a van escolar do outro lado da avenida. Então, é preciso que ela entenda a importância de atravessar na faixa de pedestre para evitar acidentes”, disse. Shirley ressalta ainda que os pais devem ser exemplos para os filhos.

A Blitz educativa, que teve como tema “Pedestre Vivo” é uma ação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em conjunto com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, BHTrans, Centro de Ensino Técnico (Centec) e  Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor).

“Esse trabalho revela uma articulação muito eficiente dos órgãos que têm atribuição de trânsito, seja na esfera estadual ou municipal. Além disso, mostra a importância de conscientizar as crianças, principalmente para que elas levem uma mensagem aos familiares sobre o respeito às leis de trânsito”, disse o secretário adjunto de Defesa Social, Robson Lucas da Silva. De acordo com o secretário adjunto, as ações de fiscalização e prevenção acontecem em todas as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) do estado.

O diretor do Departamento de Trânsito (Detran), delegado-geral Anderson Alcântara, destacou que além de aprenderem as regras de trânsito, as crianças também podem ser agentes fiscalizadores dos pais e pessoas mais próximas. “Elas podem, por exemplo, orientar os pais dizendo que dirigir falando ao celular é errado, que beber e dirigir traz consequências graves”, comentou.  “Estamos na década das ações pelo trânsito e o que desejamos é que todos nos ajudem para que tenhamos menos acidentes e mortes”, finalizou.