Segurança / Defesa Social

17h15min - 07 de Novembro de 2014 Atualizado em 17h16min

Bombeiros de Minas Gerais integram a Força Nacional de Segurança Pública

Militares estão preparados para atuar em missões de alta complexidade. Antes de serem designados para as missões, os cabos passam por uma capacitação

Três Cabos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais passaram a integrar a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), uma tropa federal especializada que atua em missões em todo o país. Os novos FN, como são conhecidos, são o Cabo Nilson Marques da Costa, do 5º Batalhão (Uberlândia), o Cabo Marcos Arruda, do 4º Batalhão (Juiz de Fora), e o Cabo André, do 7º Batalhão (Montes Claros).

Antes de serem designados para as missões, os militares passam por uma capacitação que segue padrões de atuação internacionais, com o objetivo de nivelar os conhecimentos de todos os integrantes.

A formatura de conclusão da 59ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento foi realizada na noite do dia 31, na base da FNSP, na cidade do Gama, no entorno de Brasília. O diretor da FNSP, tenente-coronel Alexandre Aragon, esteve presente à solenidade, ao lado de outras autoridades e de familiares dos militares. A turma era composta por representantes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil de diversos estados. Os cabos ficarão à disposição da FNSP pelo período mínimo de um ano, atuando em missões designadas pelo Ministério da Justiça.

Atuação da Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 pelo governo federal e é formada por bombeiros militares, policiais militares e civis, além de peritos que são selecionados em corporações de todo o país e cuja atuação nos Estados é feita mediante uma solicitação do governador. Durante a Copa das Confederações, a tropa reforçou a segurança na capital mineira.

No rol de missões executadas pela tropa estão missões de patrulhamento de fronteiras, enfrentamento a crimes ambientais, proteção a pessoas ameaçadas, apoio aéreo a operações, investigação de crimes, atividades periciais e atuação em desastres.