Segurança / Defesa Social

18h28min - 14 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 18h51min

Bombeiros monitoram represa de Várzea das Flores no segundo dia da operação carnaval

Militares permanecem no balneário até a próxima terça-feira (17/2), fazendo rondas e orientando as pessoas quanto ao risco de acidentes

Divulgação/CBMMG
A equipe dos Bombeiros está no local para garantir a segurança dos visitantes

A represa de Várzea das Flores é um dos pontos de atenção do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) durante a operação de segurança no carnaval. Neste sábado (14/2), 22 militares do 2º Batalhão de Bombeiros atuaram no local, para garantir o monitoramento com o uso de motos aquáticas e barcos ao longo da represa.

A intenção é orientar pessoas que resolvam frequentar o local quanto ao risco de afogamentos e acidentes. Isto porque existe a preocupação dos militares de que haja concentração de pessoas em alguns pontos da represa, pelo fato de parte dela ter sido interditada pela prefeitura de Betim. Além disso, também há o risco de os visitantes se machucarem em galhos e outros objetos que estão mais à mostra por causa do baixo nível da água.

O Corpo de Bombeiros informa que os militares permanecem no balneário até terça-feira (17/2), fazendo rondas em toda a extensão da represa. Um Posto de Comando também foi montado no local.

Esquema de segurança

A operação de carnaval dos Bombeiros em 2015 envolve todo o efetivo, com mais de 6,3 mil integrantes. Deste total, 2,2 mil estão em atividade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A outra parte está direcionada para o interior do Estado, em locais de maior fluxo de pessoas nesta época do ano, como cachoeiras, lagoas e rios.  Equipes também estão posicionadas em algumas das principais rodovias que cortam Minas Gerais, de modo a agilizar a chegada até o local da ocorrência.

Viaturas de combate a incêndio, salvamento e resgate estão à disposição da equipe, assim como dois helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas, que permanecem de sobreaviso. Destaque, ainda, para  grupos especializados para operar em ocorrências mais complexas.