Social | Trabalho / Social

12h09min - 10 de Junho de 2013 Atualizado em 14h46min - 01 de Julho de 2013

Campanha em prol do idoso incentiva o combate à violência intrafamiliar

Ação educativa será lançada em Belo Horizonte nesta terça-feira (11/6). Conscientização tem o objetivo de sensibilizar a população

Governo de Minas lança a Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

O Governo de Minas, em parceria com a Assembleia Legislativa (ALMG), o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Prefeitura de Belo Horizonte e o Serviço Social do Comércio (Sesc), lançam a Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa a nesta terça-feira (11), em Belo Horizonte. Neste ano, os trabalhos têm como foco o combate à violência intrafamiliar. A ação, que abrange todo o Estado, integra uma iniciativa permanente do Governo de Minas - a Campanha Rompendo o Silêncio - e objetiva sensibilizar e incentivar a população a entrar nessa luta.

De acordo com o balanço do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19), canal de recebimento de denúncias da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em 2012, das 1.192 manifestações de crimes contra idosos recebidas, 63,8% corresponderam a maus-tratos familiares. Os cinco primeiros meses deste ano seguem o mesmo caminho do ano anterior. De janeiro a maio, das 636 denúncias envolvendo idosos, 61,4% foram de maus-tratos familiares.

Para o secretário da Sedese, Cássio Soares, é preciso combater essa realidade e, para tanto, o apoio da sociedade é fundamental. “Apesar do grande número de denúncias, ainda é grande a subnotificação dos casos. Isso ocorre uma vez que a maior parte da violência está dentro da própria família e muitos idosos preferem se calar, pois têm receio de romper o laço afetivo com outros membros da família, já que esse elo é fundamental para eles”, afirma o secretário.

Com 2,6 milhões de idosos, Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas com mais de 60 anos, atrás somente de São Paulo. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), divulgadas no segundo semestre de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ações de conscientização

Uma programação especial ao longo da semana marcará o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho. Na quarta-feira (12), os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) vão televisionar um bate papo entre o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública e profissionais que atuam na área de assistência social e saúde com o tema: Rede de Promoção e Proteção aos Idosos.

Na quinta-feira (13), haverá uma mobilização na Estação Central do Metrô, em Belo Horizonte, para divulgar os serviços do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19).

Ao longo da semana, o Canal Minas Saúde, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), irá transmitir uma programação especial aos 11 mil pontos de recepção de sinal via satélite. Os programas serão uma oportunidade para levar mais informações sobre a temática às Unidades Básicas de Saúde (UBS), unidades hospitalares, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), presídios e nas mais de 3.700 escolas estaduais parceiras.

Organização

As ações são uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para o Idoso da Sedese, em parceria com a SES, Secretaria de Estado de Cultura , Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior,  Secretaria de Educação, Servas, Conselho Estadual do Idoso (CEI), Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e várias instituições não governamentais e privadas.

Serviço

Evento: Lançamento da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (2013)

Horário: 15h

Local: Sesc Palladium  - Avenida Augusto de Lima, 420, Centro, Belo Horizonte/MG