Minas por Região
Trabalho / Social

14h47min - 04 de Junho de 2014 Atualizado em 15h01min

Campanha Proteja Nossas Crianças é ampliada às vésperas da Copa do Mundo

O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar os casos de agressões e violações de direitos contra crianças e adolescentes

Divulgação
Mobilização aconteceu na Estação Central do Metrô
Mobilização aconteceu na Estação Central do Metrô

Às vésperas dos jogos da Copa do Mundo em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) intensifica as ações da campanha Proteja Nossas Crianças como forma de combater o abuso e a exploração de crianças e adolescentes, além da negligência, do abandono e da violência física e psicológica. Nesta quarta-feira (4), em parceria com a Rádio Itatiaia, houve uma mobilização na Estação Central do Metrô, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, para conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar os casos de agressões e violações de direitos desse segmento.

Funcionários da Rádio Itatiaia e da Diretoria de Promoção e Educação em Direitos Humanos da Sedese, vestidos com a camiseta da campanha e com a boca lacrada com adesivos, exibiam o cartaz “Não deixe o susto da violência contra criança e adolescente calar você. Denuncie 0800 031 1119”. Houve ainda a distribuição de adesivos e folders da campanha.

Nos seis jogos do Mundial deste ano, que serão realizados em Belo Horizonte, a Sedese quer ampliar as parcerias e divulgar ainda mais o número 0800 031 1119, do Disque Direitos Humanos (DDH), para que a população denuncie os casos de violações de direitos de crianças e adolescentes.

De janeiro a maio deste ano, foram registradas no DDH 945 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, com liderança nesse período para violência física e intrafamiliar (371) e negligência e abandono (360). O DDH, que também recebe denúncias de outros segmentos como mulher, idosos e pessoas com deficiência, funciona na Casa de Direitos Humanos (CDH), órgão também da Sedese, que fica na avenida Amazonas, 558, no centro de Belo Horizonte.

Para registrar as denúncias, basta o interessado ligar para o telefone 0800 031 1119, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. A ligação é gratuita e sigilosa. Além do recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos, o DDH presta também orientação sobre diversos serviços.  As queixas recebidas pelo órgão são encaminhadas aos órgãos competentes, para apuração, e o usuário recebe um número de identificação após a denúncia, para acompanhar o andamento e elucidação do caso.

Histórico

Criada em 15 de maio 2008, a campanha Proteja Nossas Crianças já se tornou uma ação permanente em Minas e tem garantido maior conscientização da população em relação aos direitos das crianças e Adolescentes no Estado. Regularmente, são promovidas blitze educativas em pontos estratégicos e há o fomento e apoio a iniciativas semelhantes nos municípios mineiros e em entidades parceiras, além da participação em eventos como feiras e exposições em Minas.  A campanha busca ainda, permanentemente, a visibilidade por meio da mídia, com spots e filmes publicitários e a adesivação de frotas de transporte de cargas e passageiros.

De maio de 2008 ao mesmo mês do ano passado, foram realizadas 842 ações educativas no trânsito, a distribuição de 3.215.976 panfletos, 2.011.253 adesivos e 542.023 cartazes. A Sedese também ampliou a campanha nas escolas mineiras, atendendo 1.649 estabelecimentos em 2011 e 3.762 em 2012.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato