Segurança / Defesa Social

17h15min - 22 de Outubro de 2014 Atualizado em 09h14min - 23 de Outubro de 2014

Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida é destaque em Juiz de Fora

A experiência da campanha em BH foi apresentada durante o VII Fórum Mineiro da Comissão Municipal de Educação para o Trânsito (Comset)

A equipe da Campanha Sou Pela Vida. Dirijo Sem Bebida participou nesta quarta-feira (22/10), do VII Fórum Mineiro da Comissão Municipal de Educação para o Trânsito (Comset), realizado em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.  O objetivo foi levar à cidade a experiência de Belo Horizonte no combate à mistura álcool e direção, tanto na questão repressiva, quanto educativa.  O VII Fórum aconteceu no auditório do Senac e contou a presença de autoridades dos diversos órgãos de trânsito de Juiz de Fora.

Realizada desde junho de 2011 na capital mineira, a campanha Sou Pela Vida é coordenada pela Secretaria de Defesa Social (Seds), em conjunto com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e BHTrans.  Com o tema A Lei Seca – alternativas para uma condução segurança, o secretário adjunto de Defesa Social, Robson Lucas da Silva, abriu os debates do Fórum destacando o trabalho integrado das instituições que, segundo ele, é a peça fundamental para os bons resultados que a campanha tem apresentado na capital. O secretário falou ainda sobre a instituição do Plano Mineiro de Prevenção de Atendimento a Acidentes Terrestres, lançado em 2010, que possibilitou estabelecer um planejamento para atuação dos órgãos nas diversas temáticas do trânsito.

“O trabalho articulado é o meio mais eficiente de unirmos força e produzirmos o resultado que a sociedade precisa. O trânsito também é um tipo de crime violento e deve ser tratado com muita atenção por todos. Nesse sentido, identificamos a necessidade de aplicarmos as normas vigentes e cada vez mais rigorosas, punindo aqueles que insistem em violar as regras de trânsito, mas não nos esquecendo da importância do viés da educação”, disse Robson.

Atuação

O subcomandante da 4ª Companhia de Operações do Batalhão de Trânsito (BPTran), tenente Leonel de Souza Sant`Ana, um dos responsáveis pelo planejamento da ações da Lei Seca, apresentou as modalidades de operação conjunta, hoje realizada em BH, como as Blitze Labirinto e a Itinerante, que começou a ser desenvolvida há cerca de duas semanas nas regiões de maior concentração de bares e que tem como diferencial a presença de policiais a paisana nas áreas próximas. O subcomandante também falou sobre os equipamentos utilizados durantes as operações, as formas de abordagens e as penalidades impostas a quem insiste e beber e dirigir.

Sobre as sanções administrativas aplicadas em caso de infração ou crime de trânsito, o chefe do Departamento de Investigações de Crimes Contra o Patrimônio (DICCP) e ex-coordenador de Operações Especiais do Departamento de Trânsito (Detran), delegado-geral Ramon Sandoli, destacou que a alteração no texto da Lei Seca, em 21 de dezembro de 2012, trouxe algumas novidades que deram mais efetividade ao trabalho das polícias, principalmente naqueles casos onde há recusa do teste do bafômetro.  Entre as mudanças estão a prova da alteração da capacidade psicomotora do motorista flagrado dirigindo sob a influência do álcool, que pode ser feita tanto pelo uso do etilômetro, pelo exame de sangue ou por meio dos sinais aparentes, como andar cambaleante e olhos avermelhados, por exemplo. De acordo com o delegado, somente em 2013, foram autuados no Detran 1.198 condutores presos em flagrante dirigindo embriagados. Desses 140 foram encaminhados ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), por não pagarem a fiança.

Ramon Sandoli relatou ainda que, em 2013, uma motorista foi condenada a seis meses de detenção, em regime aberto, e multa. “No dia 08 de janeiro, ela foi abordada pelos militares e se recusou a fazer o teste do etilômetro. Como havia indícios de ingestão de bebida alcoólica, a condutora foi autuada pelo Detran, que por sua vez instaurou um inquérito policial, resultando na apresentação da denúncia pelo Ministério Público, que foi julgada procedente e imposta a condenação”, ressaltou.

Encerrando a participação da equipe do Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida nos debates do Fórum, a tenente Marcia Martins Correia, da Divisão Operacional do 1º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, destacou a área educativa a partir das campanhas de conscientização que são realizadas por militares da instituição nas operações de blitze, no momento das abordagens e em bares e restaurantes, e também em escolas, entidades credenciadas junto à Central de Atendimento a Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) e ao Centro Técnico de Ensino (Centec).

Fiscalização

A campanha Sou pela Vida consiste na realização de blitze permanentes e, desde o dia 14 de julho de 2011, faz parte da rotina dos belo-horizontinos. Semanalmente, a comissão que coordena o Sou Pela Vida se reúne para definir os próximos locais de abordagens, baseada na avaliação de pontos onde há grande concentração de bares e eventos e também onde, estatisticamente, acontecem mais acidentes com pessoas alcoolizadas ao volante. Em novembro de 2013, a Campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” foi levada para as cidades de Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Betim, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Divinópolis, Lavras e Juiz de Fora.