Minas por Região
Reforma Agrária

09h41min - 21 de Julho de 2005 Atualizado em 07h44min - 01 de Julho de 2013

Capacitação de assentados garante sustentabilidade familiar

A parceria entre a Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária, o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Uberlândia (Senar) está proporcionando a 235 trabalhadores assentados do município uma nova alternativa para a garantia da geração de renda, através dos cursos de capacitação.

UBERLÂNDIA (21/07/05) – A parceria entre a Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária, o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Uberlândia (Senar) está proporcionando a 235 trabalhadores assentados do município uma nova alternativa para a garantia da geração de renda, através dos cursos de capacitação.

Desde fevereiro deste ano estão sendo ministrados cursos de vestuário e artesanato; bovinocultura; derivados de leite; picles; manutenção e operação de tratores e pintura em tecidos, nos assentamentos das fazendas Tangará, Maringá, Monte Castelo, Campo Brasil, Nova Palma e Palma da Babilônia.

"Além da profissionalização dos assentados e as possibilidades de renda familiar, os cursos promovem a integração dos trabalhadores, que fortalecem as relações de cooperação objetivando o sucesso pessoal, organizacional e comunitário", comenta o secretário de Reforma Agrária, Neider Moreira.

Capacitação

Com duração de uma semana, os módulos oferecidos aos participantes contemplaram a capacitação dos produtores rurais na sua organização social, visando o trabalho rentável e a qualidade de vida.

Além de repassar conceitos sobre associativismo e cooperativismo, princípios, direitos e deveres, os instrutores utilizaram dinâmicas de grupo para a promoção do desenvolvimento das relações interpessoais, a vivência de comercialização, produção e autogestão.

Segundo a coordenadora dos cursos na fazenda Tangará, Neidina Faria Arantes, os cursos objetivam melhorar o conhecimento das atividades no meio rural, possibilitando aos assentados da reforma agrária aplicá-lo em benefício do sustento familiar. "Podemos dizer que os cursos contribuíram para a interação dos assentados e a socialização dos mesmos", diz.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato