15h52min - 18 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 15h54min

Carnaval 2014 é lançado com muita festa em Belo Horizonte

Evento foi realizado na Cidade Administrativa com a participação de blocos carnavalescos tradicionais de cidades mineiras

José Carlos Paiva/Imprensa MG
Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte esteve presente na abertura do Carnaval em Minas

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (18), na Cidade Administrativa, o Carnaval de Minas Gerais. O evento contou com a presença de blocos e bandas carnavalescas tradicionais de cidades históricas, como Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e também de três cidades do Sul de Minas, pertencentes ao Circuito das Águas: Caxambu, Lambari e São Lourenço.

Na oportunidade, blocos carnavalescos tradicionais, como o Zé Pereira e o Incrível Banda, com seus bonecos gigantes, de Mariana, fizeram uma demonstração do que o visitante encontrará ao chegar ao destino escolhido. São João del-Rei trouxe o seu rei Momo, sua princesa do Carnaval e a escola de samba São Geraldo. Já Sabará alegrou a festa com o Grupo Juventude Bem Vivida. A Belotur apresentou a Corte Real Momesca de Belo Horizonte.

Animado pela banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e pela oficina de percussão Juventude e Polícia, o encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, contou ainda com a participação das secretarias da Saúde, Cultura, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Belotur e Cemig.

O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, destacou a importância de celebrar o Carnaval com tranquilidade e hospitalidade aos nossos visitantes, principalmente neste ano, quando a imprensa internacional está atenta aos eventos que estão ocorrendo e ainda vão acontecer em Belo Horizonte e no interior.  “Queremos promover o nosso Carnaval e mostrar que aqui em Minas o folião vai encontrar um ambiente seguro, saudável e que respeita a diversidade”, disse.

O Corpo de Bombeiros apresentou materiais de primeiros-socorros, salvamento aquático, um vídeo com dicas de prevenção e levou o seu mascote Foguinho para o estande na Cidade Administrativa. No estande da Polícia Civil, peritos criminais expuseram diferentes tipos de drogas, exemplos de falsificação de documentos, cédulas e moedas em geral, vídeos e fotos de perícia de crime, armamento especializado e explicação de táticas operacionais. Fizeram ainda uma demonstração da ação dos cães em busca de drogas ilícitas e localização de vítimas.

Não vão faltar opções para quem preferir passar o Carnaval mais tranquilo, em contato com a natureza. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribuiu folhetos contendo informações dos parques estaduais, que estarão abertos à visitação durante todo o feriado. A Belotur apresentou a programação oficial do Carnaval da capital mineira, que terá atrações entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, em vários pontos da cidade. Neste ano, o desfile de Escolas de Samba e Blocos Caricatos voltam a acontecer na avenida Afonso Pena.

Além de desfiles, marchinhas, blocos e shows para todos os gostos, quem vier aproveitar o Carnaval em Minas também vai contar com orientações sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, os risco sobre o uso de drogas, dicas de segurança no trânsito, como evitar afogamentos, entre outras informações importantes.

A Polícia Militar vai reforçar o policiamento em todo o Estado. As ações serão iniciadas no dia 28/02, sexta-feira, e se estenderão até a quarta-feira de Cinzas. Também estão previstas blitze nas divisas do Estado e intervenções em áreas críticas, nos corredores de segurança e em rodovias. No que diz respeito ao meio ambiente, a PM também estará atenta para a proteção aos recursos naturais, caça e pesca predatórias e ao transporte irregular de produtos e subprodutos da flora e da fauna. Belo Horizonte contará com um reforço diário de policiais militares nos eventos carnavalescos. A corporação vai adotar estratégias especiais de policiamento para inibir, prevenir e reprimir arrombamentos, com reforço especial nos bairros.

A Secretaria de Estado de Defesa Social realizará a campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida.” A ação tem como finalidade conscientizar o cidadão sobre os riscos e danos causados pelo consumo de álcool por meio de apresentações musicais, artísticas e blitz educativa em 12 municípios de Minas Gerais. A Subsecretaria de Política sobre Drogas realizará a campanha “Carnaval sem Drogas-Abuse da Fantasia, mas volte de cara limpa”. A sua divulgação será feita com distribuição de materiais informativos.

A fim de alertar os foliões sobre os perigos de se contrair doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Estado de Saúde vai veicular uma campanha em rádios da capital e do interior. Serão feitas também ações promocionais durante o desfile da Banda Mole, rodoviária e aeroportos de Belo Horizonte. Além disso, serão distribuídos 883 mil livretos e preservativos.

A Cemig, por sua vez, vai alertar os foliões e a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. O objetivo é evitar ocorrências com carros alegóricos e trios elétricos, dando atenção especial à altura desses veículos.

A iniciativa conta com a parceria dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas que desenvolverão intervenções sobre o tema em suas respectivas cidades, no período de 20 de fevereiro a 04 de março. A intenção é que a ação conjunta entre Estado e município possibilite a disseminação da mensagem da prevenção aos cidadãos mineiros.

Confira a programação completa do Carnaval mineiro em www.minasgerais.com.br