Cultura | Turismo

14h16min - 11 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 14h19min

Carnaval carioca homenageia gastronomia mineira

Escola de samba Salgueiro se inspira em pratos e iguarias que são uma das principais fontes de receita e renda do turismo

O cheirinho da comida mineira vai invadir a Marquês de Sapucaí, neste domingo de carnaval (15/02). A Salgueiro escolheu a gastronomia típica de Minas Gerais como tema de seu desfile no grupo principal das escolas de samba do Rio de Janeiro, com o tema “Do Fundo do Quintal, saberes e sabores na Sapucaí”. Para o secretário de Turismo e Esportes, Geraldo Pimenta, o momento é bastante oportuno para destacar a culinária do Estado. Segundo ele, “o tema vai valorizar a nossa gastronomia, pois aqui tem amor nesse tempero, esse trem é bom demais. Será também uma excelente oportunidade de divulgar a nossa cultura e o nosso turismo. O carnaval carioca tem alcance mundial, o que é muito bom para nós”, diz.

A arte do paladar

A culinária mineira atrai turistas do mundo inteiro. Pesquisa recente da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes demonstra que a maior parte dos visitantes tem a gastronomia como referência, quando se fala em Minas Gerais. O pão de queijo, o tutu à mineira, o tropeiro e o frango com quiabo, além dos doces e quitandas, já fizeram a sua fama. Não há quem não conheça pelo menos uma destas iguarias. Mas de onde vêm esses sabores, como surgiram essas receitas tão peculiares e tão nossas? Estas foram as inspirações da escola de samba carioca Salgueiro para compor o tema enredo para o carnaval deste ano. A ideia surgiu a partir do livro “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”, que conta a construção da cozinha do estado a partir da evolução dos fogões. Contudo, a história da cozinha regional será contada de maneira ampla no desfile.

Tropeiro no último ensaio

Nesta quarta-feira (11/2) à noite, onze chefs mineiros vão se revezar nos fogões da quadra da Salgueiro para preparar um gigantesco Tropeiro, em uma espécie de agradecimento pelo tema escolhido. Em nome da AMiGa – Associação Mineira de Gastronomia, os admirados cozinheiros fazem o mineiríssimo prato no último ensaio da comunidade. Os associados da AMiGa que vão colocar as mãos na panela são Flávio Trombino, Ivo Faria, Zoroastro Passos, Cláudia Porto, Flávio Dornas, Edson Puiati, Elzinha Nunes, Márcia Nunes, Rita Leal, Cidinha Lamounier e Felipe Tavares.

Criada em 2014, nos mesmos moldes da APeGa (Associação Peruana de Gastronomia), a AMiGa tem como objetivo valorizar e divulgar a rica gastronomia mineira. Entre seus associados estão chefs, cozinheiros, estudantes, professores universitários, jornalistas especializados e simpatizantes.

Confira o samba enredo da Salgueiro

TEM AMOR NESSE TEMPERO… SALGUEIRO

ESSE “TREM É BOM DEMAIS”