10h21min - 13 de Julho de 2015 Atualizado em 10h25min

Carta das startups aos Chefes de Estado será criada no V Fórum Empresarial do Mercosul

Evento que acontece nos dias 14 e 15 de julho, em Belo Horizonte, terá seu principal resultado apresentado durante a Cúpula de Chefes de Estado do Merscosul

Ronaldo Almeida/SHUTTERSTOCK
Belo Horizonte sedia o V Fórum Empresarial do Mercosul

Nestas terça e quarta-feira (14 e 15 de julho), Belo Horizonte sedia o V Fórum Empresarial do Mercosul. O evento traz para discussão tópicos de quatro setores fundamentais para os negócios entre os países do bloco, dentre os quais se destaca o workshop referente às startups do Mercado Comum do Sul: “Os desafios das Startups no Mercosul e seus Ecossistemas”.

No segundo dia de fórum, acontecem, na sede da Fiemg, painéis e apresentações de casos de sucesso com representantes de importantes empresas sul-americanas. O principal resultado do evento ocorre na parte da tarde, com a co-criação de uma carta a ser enviada para a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no dia 17, em Brasília, com diretrizes especificadas pelas startups envolvidas.

A partir das 14h, os participantes do workshop se reúnem para a elaboração da carta do ambiente de empreendedorismo e inovação para o Mercosul. Os expositores do ecossistema envolvidos no Fórum serão, então, convidados a representar as startups do bloco econômico em suas considerações para a carta.

Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), a iniciativa tem intuito de apresentar em um documento oficial as diretrizes buscadas para o futuro do empreendedorismo no bloco regional.

Atualmente, o Brasil é presidente Pro Tempore do Mercado Comum do Sul. Com a proposta de levar o Fórum para um estado diferente da Capital Federal, as atividades empresariais de outras regiões do Brasil são reforçadas perante o bloco.  Assim, a capital mineira tem oportunidade de se destacar como espaço fundamental para o empreendedorismo e a inovação, conferindo às empresas de Minas Gerais visibilidade, gerando atração de investimentos.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG e presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior, o evento representa a possibilidade do estreitamento de laços entre o Brasil e os componentes do bloco, além da diversificação das negociações comerciais.“O Fórum abre a possibilidade de discussão sobre novos caminhos no mercado internacional, de oportunidades dentro do próprio bloco e também de maior conexão entre as empresas dos cinco países”, diz Machado.

Programação

O workshop Os desafios das Startups no Mercosul e seus Ecossistemas tem início às 9h, e em sua abertura contará com a presença de autoridades. Em seguida o moderador Alan Leite, da Startup Farm, abre o painel “O ecossistema de empreendedorismo e inovação no Mercosul”. O segundo painel ocorre às 10h30, com moderação de Anísio Vianna, do Sebrae-MG, com o tema “Os desafios e novas perspectivas das startups no Mercosul”.

Após o intervalo, a exposição dos casos de sucesso de startups do MERCOSUL trazem as histórias de grandes referências da área: Techstars; Hotmart; Imaginie; Meliuz; Avenida.com e Sympla.

Clique aqui para fazer as inscrições para a programação do dia 15

Serviço:

V Fórum Empresarial do Mersocul

Dias 14 e 15 de julho

Abertura: Dia 14 às 9h, no Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60, Belo Horizonte –MG

Workshop: Os desafios das startups no Mercosul e seus ecossistemas

Dia 15 de julho, a partir de 9h