Gestão | Governo

18h54min - 07 de Outubro de 2015 Atualizado em 19h04min

Casa Civil reúne secretários adjuntos para alinhamento de objetivos e atuações

Iniciativa da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais buscou a troca de experiências e maior diálogo entre as esferas de governo

Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Encontro também permitiu a apresentação do trabalho das subsecretarias de Assessoria Técnico-Legislativa e de Casa Civil

A Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais (Seccri) promoveu, nesta quarta-feira (7/10), na Cidade Administrativa, um primeiro encontro entre secretários adjuntos do Governo de Minas Gerais. O objetivo, de acordo com a secretária de Estado adjunta da Seccri, Mariah Brochado Ferreira, foi o de estabelecer maior proximidade nas atribuições e atuações que envolvem as atividades estratégicas do Executivo.

Na atual gestão, observou Mariah, assim como há um projeto dialógico para permitir o encontro entre cidadão e gestores, é importante também que, entre gestores, esse contato seja permanente. “A Casa Civil não tem uma matéria específica, é uma secretaria temática, que dialoga com todas”, destacou. “Convidamos os demais secretários adjuntos a dialogar conosco, para que criemos a cultura do diálogo constante e perene”, acrescentou.

Outro ponto do encontro foi a apresentação do trabalho das subsecretarias de Assessoria Técnico-Legislativa e de Casa Civil, quanto aos fluxos, procedimentos e questões específicas do trabalho que envolve o governo como um todo. As exposições da área, segundo Mariah, foram organizadas para que os secretários adjuntos, parceiros, pudessem perceber como todas as demandas chegam – e como chegam – à Seccri para serem normatizadas.

“Apresentamos também um mapeamento, o cardápio normativo atual, e como ele vai ser adaptado para enxugarmos os tipos de normas do Estado. Tudo muito racionalizado, conforme a doutrina da área jurídica e a legislação vigente, para que as secretarias tenham ideia de que normas convocar, que normas enviar e como vai ser o fluxo dessas demandas”, ressaltou a secretária adjunta da Seccri.

Além da exposição dos subsecretários Caio Barros (de Assessoria Técnico-Legislativa) e Virginia Kirchmeyer (de Casa Civil), o encontro também deu espaço para as considerações dos secretários adjuntos e outros representantes sobre o fluxo das secretarias no trâmite de atos normativos, requerimentos, entre outros tópicos.