Energia

16h55min - 19 de Maio de 2014 Atualizado em 16h57min

Cemig apresenta balanço dos resultados obtidos no primeiro trimestre de 2014

Em entrevista coletiva, membros da Companhia informaram que o lucro obtido nos primeiros três meses do ano foi de R$ 1,25 bilhão

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou, nesta segunda-feira (19/05), que o lucro obtido no primeiro trimestre deste ano foi de R$ 1,25 bilhão, o que representa um crescimento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. A Concessionária registrou ainda uma geração de caixa, medida pelo Lajida, de R$ 2,1 bilhões, decorrente principalmente de um aumento de 29,45% na receita líquida, que alcançou os R$ 4,7 bilhões.

O presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, destacou que os resultados apresentados no primeiro trimestre de 2014 estão em linha com a estratégia comercial da Companhia. “O nosso Plano Diretor busca a continuidade da estratégia de crescimento sustentável para ampliar as operações que possam agregar valor aos nossos negócios e proporcionar aos acionistas o retorno adequado e atrativo de seus investimentos. A aquisição de participação de 49,9% do capital total da Retiro Baixo Energética, titular da concessão de exploração de usina hidrelétrica com potência instalada de 83,7MW, ilustra essa estratégia", afirmou. Djalma Bastos de Morais ressaltou ainda que a Cemig, além de crescer por meio de aquisições e fusões, vai continuar a investir bastante na área de concessão.

De acordo com o diretor de Finanças e Relações com Investidores, Luiz Fernando Rolla, "neste primeiro trimestre de 2014 a Cemig continuou a registrar uma geração de caixa robusta. O Lajida, que mede a geração de caixa operacional, foi de R$2,109 bilhões, apresentando um crescimento de 32,55% em relação ao Lajida do mesmo período do ano anterior. Podemos dizer, portanto, que nossa estratégia de ampliar a eficiência operacional e obter ganhos de sinergia e crescimento - via aquisições ou participações em novos empreendimentos - tem surtido efeito. O lucro líquido no período ficou em R$ 1,250 bilhão, e a disponibilidade de caixa em R$ 2,043 bilhões. Ambas as cifras garantem a execução do Plano Diretor e asseguram nossa política de dividendos e de gestão da dívida, tornando a Cemig uma empresa cada dia mais sólida e com uma gestão empresarial eficiente", analisou.

A Cemig registrou ainda um aumento de 7,75% na energia vendida no primeiro trimestre sobre o mesmo trimestre de 2013.

Perfil da Companhia

A Cemig, que completa 62 anos no próximo dia 22 de maio, é hoje a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do país, sendo o maior grupo distribuidor, responsável por aproximadamente 12% do mercado nacional. É ainda o segundo maior grupo transmissor e o terceiro maior grupo gerador, com um parque formado por 70 usinas hidrelétricas, térmicas e eólicas, com uma capacidade instalada de 7.158MW. A Companhia está presente em 23 estados brasileiros e opera uma linha de transmissão no Chile. Conta com mais de 115 mil acionistas em 44 países e ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, Madri e São Paulo.