Energia

13h50min - 27 de Janeiro de 2014 Atualizado em 13h52min

Cemig integra Índice Carbono Eficiente pela quarta vez consecutiva

Desenvolvido pela BM&FBovespa e pelo BNDES, indicador é composto por ações das companhias participantes do índice IBrX-50

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi selecionada pela quarta vez consecutiva para compor a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2). Desenvolvido pela BM&FBovespa e pelo BNDES, esse indicador é composto pelas ações das companhias participantes do índice IBrX-50 que aceitaram fazer parte da iniciativa.  O ICO2 leva em consideração a eficiência das empresas em relação às emissões de carbono, ou seja, a relação entre a receita bruta e as emissões de gases de efeito estufa das empresas. A nova carteira do indicador, que passou a vigorar a partir de 6 de janeiro deste ano, é constituída por 31 ações de 29 empresas. Para o primeiro quadrimestre do ano, a participação das ações da Cemig representará 2,04% da carteira.

A Cemig elaborou seu inventário de emissões de gases de efeito estufa seguindo as diretrizes da norma ISO 14.064-1 e as especificações do Programa Brasileiro do GHG Protocol e o submeteu à verificação independente, o que confere maior credibilidade aos números reportados no ICO2, que estão disponíveis neste link.

Transparência

A Cemig foi selecionada pelo Carbon Disclosure Project (CDP) como uma das dez empresas brasileiras que se destacaram no quesito “Transparência” na divulgação de informações relacionadas às mudanças climáticas. É o segundo ano consecutivo que a Cemig é reconhecida pelo CDP, organização internacional que detém do maior banco de dados corporativos do mundo sobre mudanças climáticas. A seleção levou em consideração o nível de detalhe e qualidade das respostas com relação a um conjunto de critérios como gerenciamento de riscos e oportunidades das mudanças climáticas, o comprometimento com a mitigação e iniciativas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa.

Clique aqui para acessar a carteira completa do Índice Carbono Eficiente e outras informações.