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Energia

14h52min - 14 de Março de 2014 Atualizado em 14h54min

Cemig promove entre 17 e 21 de março Semana do Consumidor em todas as regiões de Minas Gerais

Iniciativa visa ressaltar direitos e deveres dos clientes, dar dicas de consumo consciente, difundir os canais de atendimento da Empresa, além de negociar débitos em atraso

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza entre 17 e 21 de março a Semana do Consumidor, em todo Estado, com o objetivo de ressaltar os direitos e deveres dos clientes, dar dicas de consumo consciente e segurança à população, difundir os canais de atendimento da Empresa, além de negociar débitos em atraso.

A Cemig aproveita o dia 15 de março, quando é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, para reforçar o relacionamento e a interação com os clientes. Na próxima semana, equipes da Cemig vão divulgar material educativo à população na capital mineira e em todas as regiões do Estado.

Ricardo Charbel, diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, destaca a importância dos clientes e da disponibilização dos diversos canais oferecidos pela Empresa para atendê-lo nos 774 municípios de sua área de concessão. “A Cemig busca oferecer melhor atendimento e interação com públicos consumidores especiais, por meio de adequação das instalações das Agências de Atendimento às normas de acessibilidade (ABNT-NBR 9050), chat na Agência Virtual, Cemig Torpedo e contas de energia elétrica em braile”, afirma.

Recentemente, a Cemig lançou dois novos canais de atendimento, o Cemig Atende no Facebook (Cemig Atende) e no Twitter (@cemig_atende), oferecendo mais agilidade e conforto aos clientes da Empresa em Minas Gerais. O atendimento comercial pelas mídias sociais funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Na Semana do Consumidor, a Empresa vai destacar os principais direitos dos clientes como ressarcimento de danos, negociação de débitos, prazos de atendimentos, canais do cliente, dentre outros.

Entre os principais deveres dos consumidores estão alguns procedimentos simples que podem otimizar o serviço da Cemig. Sob esse ponto de vista, os consumidores são orientados a instalar o padrão de energia em local adequado e de fácil acesso, preservar em perfeito estado de conservação os equipamentos da Empresa e verificar frequentemente as instalações elétricas internas da residência.

 Novo Aplicativo para smartphone

Sempre atenta às mudanças tecnológicas, a Cemig está apresentando nesta semana uma nova comodidade ao consumidor: A Agência de Bolso Cemig. Essa ferramenta é um aplicativo para tablets e celulares, por meio do qual os clientes poderão solicitar os seguintes serviços: “estou sem luz”, “meus débitos”, “informar leitura”, “histórico de atendimento do aplicativo”, “conheça a Cemig”, “dicas importantes” e “simulador de consumo”.

“O principal benefício está na usabilidade e rapidez de utilização dos serviços disponíveis. Por exemplo, para a funcionalidade ‘estou sem luz’, com apenas dois cliques no aplicativo, o cliente poderá solicitar o serviço para a Cemig, pois a confirmação dos dados cadastrais é realizada uma única vez, durante a instalação do aplicativo”, destaca Charbel.

 Melhorias para o consumidor

Neste ano, a Cemig apresentou o melhor resultado no tempo médio de interrupção acidental de energia dos últimos cinco anos. O número calculado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi de 8,88 horas, que representa 11% a menos do que o ano de 2012, quando o tempo foi de 9,97 horas.

Essa melhoria é reflexo dos investimentos realizados pela Cemig ao longo dos anos. Somente nos últimos cinco anos, a Cemig investiu R$ 3,06 bilhões em melhorias no sistema elétrico, manutenção das redes, linhas e subestações de distribuição em todo o Estado. Entre as melhorias realizadas, destacam-se a construção de novas subestações, reforço e reforma de redes e linhas de distribuição e a instalação de equipamentos para religação automática da rede em caso de defeitos, além da realização de manutenções preventivas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

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