Energia

13h38min - 17 de Novembro de 2014 Atualizado em 13h36min

Cemig se reúne com comunidade na PCH Rio de Pedras, em Itabirito

Objetivo é estreitar o relacionamento e, em conjunto com outras iniciativas, promover o desenvolvimento social das comunidades próximas às usinas

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) promove, nesta terça-feira (18/11), a partir das 9h, o programa Proximidade na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rio de Pedras, localizada em Itabirito, na região Central de Minas. A reunião vai contar com a apresentação de palestras objetivas sobre os aspectos operativos do reservatório, a meteorologia, a segurança das barragens e as ações ambientais – com destaque para a forte estiagem da última estação chuvosa. A programação inclui, ainda, uma visita guiada à usina, para que a comunidade possa conhecer sua estrutura e funcionamento.

O Proximidade é um programa criado pela Cemig para estreitar o relacionamento e, em conjunto com outras iniciativas, promover o desenvolvimento social das comunidades próximas às usinas da Concessionária. Em 2014, o programa já visitou as Usinas Hidrelétricas de Camargos e Itutinga, no Sul de Minas, Gafanhoto e Cajuru, No Centro-Oeste de Minas e Aimorés, no Vale do Rio Doce.

A reunião é uma oportunidade de a Cemig informar à comunidade sobre o planejamento e condução dos processos da usina, principalmente em períodos de cheias, ou mesmo de seca severa, que podem causar eventuais alterações nas rotinas operacionais, como explica o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo.

As palestras vão ser dirigidas para a convivência com o período chuvoso. A apresentação da meteorologia vai  abordar  a crítica situação climática atual comparada aos anos anteriores, especialmente em relação às chuvas, mostrando os impactos nas bacias hidrográficas em todo o estado e na região centro-sul do Brasil. Em complementação, a operação dos reservatórios terá como foco  informar sobre o Regime Especial de Operação das Usinas, implementado pela Cemig para o período. “A Empresa vem convivendo com a atual situação de baixos níveis dos reservatórios e há uma preocupação em manter a garantia dos usos múltiplos da água”, ressalta o gerente.

Pequena Central Hidrelétrica

A Pequena Central Hidrelétrica Rio de Pedras está localizada no Rio das Velhas, afluente do São Francisco, em Itabirito, na região Central de Minas. Com início de operação em 1907, ela possui capacidade instalada de 9,28 megawatts.

A PCH foi construída pela Prefeitura de Belo Horizonte, representando a principal iniciativa do poder público em Minas no campo da produção de energia elétrica, no início do século passado. Destinada ao abastecimento de Belo Horizonte, passou ao controle do capital privado estrangeiro, quando o grupo American and Foreign Power Co. (Amforp) adquiriu a concessão dos serviços de eletricidade da capital em 1929, por intermédio da Companhia Força e Luz de Minas Gerais (CFLMG).

Em 1964, a usina e os demais bens e instalações da CFLMG foram transferidos para o controle federal, em decorrência da compra das subsidiárias da Amforp pela Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás). Em 1973, Rio de Pedras passou a integrar o parque gerador da Cemig.

Programa Proximidade

De acordo com Marcelo de Deus, o programa tem ampliado a relação da Empresa com a população. “A partir da criação do Proximidade, conseguimos ampliar o relacionamento com várias comunidades do Estado”, destaca.

Desde 2005, a Cemig realiza uma série de ações que visa à integração com as comunidades das áreas de influência das usinas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou cheias intensas, num relacionamento focado no esclarecimento da população. Além de repassar informações, a Empresa acolhe demandas da população e estabelece parcerias com lideranças comunitárias locais, representantes dos municípios da área de influência da hidrelétrica, órgãos e agentes responsáveis pela segurança e prevenção dos efeitos das enchentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além da imprensa regional.

O programa consiste na unificação das ações de relacionamento com comunidades e na realização de um ciclo de encontros visando explicar à população os procedimentos operativos e de segurança adotados nas usinas da Cemig, condições climáticas e aspectos ambientais, além de promover visita guiada às instalações das usinas.

Concebido a partir da ação conjunta entre as áreas de planejamento, engenharia, sustentabilidade, meio ambiente e comunicação da Cemig, o Programa Proximidade pretende assegurar maior confiabilidade à prática da operação dos reservatórios e, assim, orientar de maneira mais precisa as comunidades do entorno.

Serviço:

Evento: Programa Proximidade PCH Rio de Pedras