Saúde | Gestão

11h31min - 09 de Julho de 2015 Atualizado em 11h32min

Central de Guias do Ipsemg auxilia beneficiários em autorização de procedimentos especiais

Equipe qualificada realiza cerca de 200 atendimentos mensais para encaminhar exames e internações em formulários específicos

O Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg) possui uma lista de 328 procedimentos classificados como controlados ou de alto custo. Esses exames e internações, quando indicados, devem ser solicitados em formulário específico pelo médico e possuir autorização prévia, tanto para a rede própria como para rede credenciada, no interior e na capital, conforme orientações disponíveis em uma área do site do instituto.

Para aqueles beneficiários que possuem tais pedidos e que por algum motivo não conseguem realizar os trâmites para autorização, o Instituto conta com um setor específico para suporte a esses beneficiários. Localizada no terceiro andar do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Ala I, a Central de Guias é o local para isso.

Lá, a equipe qualificada composta por uma enfermeira, médicos e auxiliares administrativos transcrevem o pedido para o formulário do Ipsemg, digitalizam encaminhamentos, solicitam senhas mediante autorização, direcionam os usuários aos setores necessários, dá orientações e outras atividades, após acolher e atender individualmente a cada paciente ou acompanhante.

A enfermeira Elisa Maria de Feitas Rangel explica que o público da Central de Guias é, geralmente, aquelas pessoas com dificuldade no acesso a um computador ou scanner, que não possui informação quanto aos trâmites para autorização ou está confusa com o encaminhamento do médico, devido o atordoamento que a condição de saúde está lhe causando.

“Nosso trabalho é auxiliá-los no que é necessário para que o beneficiário realize o exame ou cirurgia. Procuramos acolher com atenção e da melhor forma a todos” acrescenta Elisa Maria.

Desde 2014, quando começou a funcionar, a Central de Guias realiza cerca de 200 atendimentos mensais. O reconhecimento pelo serviço feito é expresso diretamente no andamento do tratamento dos pacientes que procuram o setor e os agradecimentos que chegam à equipe.

Mais agilidade

“A Central de Guias trouxe para o Ipsemg resultados positivos atuando na interface entre beneficiário e as áreas internas envolvidas. Diminuímos a demanda de novas consultas e reclamações, recebemos agora depoimentos de beneficiários satisfeitos em terem seus problemas resolvidos,” conta a gerente do Centro de Especialidades Médicas, Valéria Mendes Moreira de Sá.

Segundo a enfermeira Eliza Maria algumas orientações básicas agilizam o procedimento de autorização dos exames especiais sem a necessidade de ir à Central de Guias: “É importante estar atento ao procedimento que o médico indica e esclarecer as dúvidas que surgirem na consulta, ter os documentos exigidos em mãos e entrar em contato com a Central de Atendimento LigMinas, pelo telefone 155”, diz.

Os documentos são cartão do Ipsemg do beneficiário; carteira de identidade ou outro documento legal que conste foto, data de nascimento, filiação e naturalidade; pedido médico original; laudo médico devidamente preenchido e assinado pelo médico solicitante do procedimento classificado como alto custo - Pedido de Diagnóstico e Tratamento.