08h54min - 14 de Março de 2014 Atualizado em 08h56min

Centro de Treinamento Esportivo promove I Festival de Atletismo neste sábado

Tiago Ciccarini/FEEMG
Cerca de 200 pessoas se inscreveram para participar das 42 provas, entre saltos, corridas e lançamento

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE UFMG), uma obra que vem sendo construída com recursos do Governo de Minas, receberá o I Festival de Atletismo da Juventude neste sábado (15), das 8h às 13h. O evento é aberto ao público e reunirá atletas de alto rendimento (federados), iniciantes na modalidade e estudantes. A mobilização foi feita em todo o Estado e, aproximadamente, 200 pessoas se inscreveram para participar das 42 provas, entre saltos, corridas e lançamento.  Serão quatro categorias dividas por faixa etária que variam de 12 a 19 anos.

Segundo os organizadores, a estrutura está sendo montada com o intuito de atender aos participantes dentro dos moldes oficiais da modalidade do atletismo. “Isso é facilitado pela qualidade da estrutura física do local. A pista de atletismo, com todos seus equipamentos, é uma das mais modernas da América Latina. Nem em campeonatos mundiais que participei pude observar tamanha qualidade de pista e disponibilidade de equipamentos como aqui”, disse um dos treinadores do centro, professor Emerson Milani. Ele diz que a proposta é aumentar a cultura do atletismo em Minas Gerais ao integrar atletas já experientes com outros que tenham interesse em iniciar na modalidade. “Queremos difundir o esporte que mais conquistas olímpicas trouxe até hoje para o país”.

O festival é uma iniciativa da equipe da Associação do Profissionais da Caixa Econômica Federal (APCEF) e do CTE-UFMG, com o apoio da Federação Mineira de Atletismo. Todos os participantes receberão certificado e os três primeiros colocados de cada prova irão garantir medalhas.

Complexo

Parceria entre o Governo de Minas e a Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Treinamento Esportivo visa contribuir para a melhoria dos resultados do esporte de alto rendimento de Minas Gerais, promovendo a excelência no desenvolvimento integrado da ciência e tecnologia aplicadas.

O complexo esportivo é composto por uma pista de atletismo de padrão internacional, que foi inaugurada no primeiro semestre de 2012; por um parque aquático contendo uma piscina de 65 metros com borda móvel, com previsão de conclusão para 2014, que atende a três das quatro modalidades aquáticas olímpicas; e um pavilhão para prática de lutas, ginásticas e esportes coletivos.

Em 2013, a pista de atletismo foi utilizada por atletas mineiros e recebeu competições esportivas, como a etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), da qual participaram aproximadamente 1.200 alunos atletas. Recentemente, obteve certificação Ouro no quesito acessibilidade conferida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.