Segurança / Defesa Social

10h09min - 12 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 10h12min

Centro Integrado de Comando e Controle dá início à operação especial de carnaval

Imagens de 1.300 câmeras serão enviadas para o CICC em tempo real, como suporte das ações de segurança previstas para a folia

A partir desta quinta-feira (12/2), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) passará a funcionar em regime especial para monitorar as ações de segurança e as vias com maior aglomeração de pessoas no carnaval. Serão cerca de 20 instituições trabalhando juntas em um mesmo espaço físico, utilizando recursos tecnológicos semelhantes aos usados pelo sistema de Defesa Social nos jogos da Copa do Mundo.

Cerca de 1.300 câmeras e um Imageador Aéreo farão o monitoramento das principais vias da cidade, rodovias federais e estaduais, aeroportos, estações do metrô e pontos especiais de interesse operacional onde é esperada uma concentração maior de pessoas, como a Praça da Savassi, Praça da Estação, Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia) e Praça Duque de Caxias (Santa Teresa). Essas imagens serão enviadas para o CICC em tempo real.

Além da tecnologia de última geração, no CICC serão realizadas ações individuais das instituições presentes no Centro Integrado, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, as Guardas Municipais de Contagem e de Nova Lima, a Cemig, a CBTU, a Copasa, a Gasmig, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Polícia Rodoviária Federal, a Infraero, a Polícia Federal, a Assessoria Integrada das Inteligências do Sistema de Defesa Social (AID), o Centro de Operações da Prefeitura (COP), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA).

A Operação de Carnaval no CICC teve início às 9h desta quinta-feira e vai até às 23h da próxima quarta-feira (18/2).

Centro Integrado de Comando e Controle

O Centro de Comando e Controle tem como finalidade oferecer apoio às instituições para a tomada de decisões ágeis, rápidas e inteligentes, de forma integrada, em situações de emergência, otimizando recursos e ações. Do local, é possível monitorar cerca de 1.300 câmeras da capital e de cidades da Região Metropolitana. No CICC há convergência de dados, imagens e informações, possibilitando ampliação do conhecimento de todas as variáveis relacionadas a eventos e ocorrências ligadas ao sistema de Defesa Social e, consequentemente, um atendimento de melhor qualidade à população.