06h00min - 11 de Julho de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014
Palavra do Governador desta semana destaca a rede de Expominas que o Governo de Minas está construindo em cidades polo das diversas regiões do Estado
O moderno centro de convenções inaugurado recentemente em Teófilo Otoni pelo governador Antonio Anastasia ocupa área de 10 mil metros quadrados e conta com três auditórios com equipamentos de alta tecnologia para receber congressos, palestras e apresentações artísticas e culturais. Denominado Centro de Convenções Aécio Cunha, ele também abrigará dois museus: o de pedras preciosas e o da cidade. O Governo de Minas investiu, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), R$ 32 milhões na construção deste Expominas.
“É um centro muito importante. Aquela região do Mucuri, no Leste de Minas Gerais, tem grande potencialidade econômica, especialmente em relação às pedras preciosas, a produção de granito e a produção agropecuária, além também de ser um grande polo educacional. A possibilidade de um centro de exposições moderno, climatizado, vai levar para Teófilo Otoni, capital do nosso Mucuri, não só eventos, mas, seminários, congressos. E, é claro, que a instalação de um equipamento dessa natureza em uma cidade é muito importante, porque é mais uma alternativa econômica para o desenvolvimento da sua realidade local”, destaca o Governador.
O Expominas de Teófilo Otoni é o quarto centro de convenções construído no estado. Os outros estão em Belo Horizonte, Araxá e Juiz de fora. E já há o projeto de um quinto em São João del-Rei. Para Antonio Anastasia, a rede de Expominas vai impulsionar o turismo de negócios no Estado.
“Minas Gerais tem já uma grande potencialidade para o turismo. Nós temos mais de 60% do patrimônio histórico e cultural do Brasil, temos uma gastronomia extremamente rica e diversificada, temos riquezas naturais que são aplaudidas, temos um povo hospitaleiro, carinhoso e manifestações culturais de todas as naturezas. Mas é fundamental termos equipamentos para recebermos os turistas, não só os aeroportos, os hotéis, restaurantes e pousadas, mas também equipamentos como esse Expominas, ou seja, centro de convenções para a realização de grandes eventos”, afirma.
O governador fala também sobre a expansão do Expominas de Belo Horizonte, um projeto que abrange a reestruturação do Parque da Gameleira associado à construção e operação de um centro de convenções anexado à atual estrutura. O novo espaço terá capacidade para atender, em padrão internacional, a realização de feiras e convenções.
“A proposta que está sendo realizada, por meio de uma parceria público-privada no sentido de nós termos aqui, uma expansão do Expominas, um centro de negócios, um centro de convenções com um grande auditório para quatro a cinco mil pessoas, salas de multiuso para a realização de grandes congressos, e tenho certeza que a construção desse equipamento vai brindar Belo Horizonte e Minas Gerais com mais uma instalação apta a dar sustentação a esse turismo de negócios tão importante nos dias de hoje”, conclui o governador.
O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).
SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262