Educação | Esportes

10h48min - 26 de Novembro de 2014 Atualizado em 10h53min

Cerimônia abre as Paralimpíadas Escolares 2014 na cidade de São Paulo

A competição é o principal torneio escolar nacional para atletas com deficiência física do país. Estão inscritos cerca de 600 alunos, de 12 a 17 anos

Renata Silva
Representantes da delegação mineira subiram ao palco com a bandeira do Estado

O Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, recebeu a abertura da sexta edição das Paralimpíadas Escolares nesta terça-feira (25/11). A competição é o principal torneio escolar nacional para atletas com deficiência física do país.

A solenidade, que teve como mestre de cerimônia Yudi Tamashiro, foi iniciada com uma apresentação de danças típicas brasileiras, executada por cadeirantes. Em seguida, representantes de todas as delegações que fazem parte da competição subiram ao palco com as bandeiras dos estados.

O nadador Lucas Mozela, de São Paulo, foi o responsável por fazer o juramento do atleta. Em seguida, Talitha Simplício, representante do Rio Grande do Norte no atletismo, acendeu a pira paralímpica, e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, declarou abertas as Paralimpíadas Escolares 2014.

As competições prosseguem nesta quarta-feira (26/11) em todas as modalidades – atletismo, natação, goalball, tênis em cadeira de rodas, bocha, judô e tênis de mesa.

A edição deste ano é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, com apoio da Coca Cola. Estão inscritos cerca de 600 atletas, de 12 a 17 anos. As provas são disputadas no Anhembi, na pista de atletismo do Ibirapuera e na Academia de Polícia Militar de São Paulo.