18h26min - 11 de Maio de 2015 Atualizado em 18h27min

CGE e Ministério da Justiça realizam treinamento para combate à corrupção

Curso será ministrado por representantes da CGE-MG, do TCE-MG, da CGU, do Ministério da Justiça e das polícias Federal e Civil de São Paulo

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, em parceira com o Ministério da Justiça, realiza, entre os dias 12 e 15 de maio, o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). Além dos servidores da CGE-MG, participam do evento juízes federais, auditores da Receita Federal, procuradores da República, promotores de Justiça, dentre outros agentes públicos (municipais, estaduais e federais). O curso contempla um dos pilares da reestruturação do órgão: capacitação dos servidores.

O evento será oferecido para 200 agentes públicos, no auditório do BDMG.  Participam da cerimônia de abertura, a partir das 10h, o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Mário Spinelli, o chefe da Controladoria-Regional da União no Estado, Roberto César Viegas, o superintendente estadual da ABIN/MG, Hugo Alberto Lazar, o controlador-geral do município de BH, José Maia, o procurador-chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais, Adailton do Nascimento, o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União em Minas Gerais, Marcelo Kanemaru e o presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco.

A programação inclui palestras sobre o Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos, com o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Andrade Saadi e sobre a Análise Patrimonial como Forma de Combate à Corrupção, ministrada pelo Controlador-Geral do Estado.

O PNLD é uma realização do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), órgão do Ministério da Justiça, em parceria com Controladoria-Geral de Minas. Participam também da iniciativa diversas instituições que integram a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

O Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) surgiu em cumprimento à meta 25 da ENCCLA 2004, com o objetivo de criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos para disseminar a cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil. Já foram realizadas edições em todos os estados do país, com mais de 14 mil agentes públicos capacitados.

Serviço:

Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro para a Controladoria-Geral de Estado de Minas Gerais e convidados

Data: 12 a 15 de maio

Abertura:  12/5 às 10h