Governo

14h01min - 31 de Julho de 2015 Atualizado em 14h52min

Cidadãos de Ribeirão das Neves fazem manifestações em Ouvidoria Móvel

Ouvidores atenderam à população do município na quinta-feira (30/7); principais queixas foram na área de saúde

Daniel Sampaio/OGE-MG
Funcionários atendem população em Ribeirão das Neves

David de Israel, comerciante de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), viu a tenda da Ouvidoria Móvel no centro da cidade ao ir ao banco na manhã da última quinta-feira (30/7)  e aproveitou para registrar uma manifestação. Recentemente, Israel teve dificuldades em vacinar a filha recém-nascida nos postos de saúde mais perto de sua casa. “Eu achei a ideia (da Ouvidoria Móvel) muito interessante. Vou acompanhar minha manifestação. A partir da participação da população é que as coisas vão melhorar”, afirmou.

A Ouvidoria Móvel, uma ação da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), atendeu a população de Ribeirão das Neves das 9h às 17h desta quinta-feira na Praça Nossa Senhora das Neves. Foram recolhidas dezenas de críticas, sugestões e denúncias quanto aos serviços públicos, principalmente na área da saúde.

Lucélia Batista Gomes dos Santos teve a oportunidade de registrar a dificuldade que está tendo para conseguir uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para sua irmã, Patrícia Gomes Rodrigues, que sofre de pancreatite biliar. “Estou pedindo pelo menos uma internação até ela fazer a cirurgia”, relatou.

De janeiro a junho de 2015, a OGE recebeu 11.198 manifestações, das quais 9.258 já foram encerradas. As demais continuam em tramitação entre órgãos do Estado. Os principais assuntos foram relacionados à saúde (3.076) e à polícia (2.041). A OGE possui seis ouvidorias especializadas: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Sistema Penitenciário, Polícia e Fazenda.

No mesmo período, primeiro semestre de 2015, 301 manifestações foram originárias de Ribeirão das Neves. Desse total, 219 já foram encerradas e 82 estão em andamento. A maior parte das manifestações refere-se ao sistema penitenciário, como assistência jurídica e transferência de detentos, e problemas com transporte. “Nós fazemos os encaminhamentos e temos um prazo de 10 dias para fazer a devolutiva ao cidadão. Ele escolhe como quer receber essa resposta, ou por carta, ou por telefone ou por email”, explica a ouvidora-adjunta, Mônica Coelho.

São diversos os canais que os cidadãos têm para realizar manifestação na OGE: o Disque Ouvidoria (telefone 162), o site (www.ouvidoriageral.mg.gov.br), as Unidades de Pronto Atendimento (UAIs) espalhadas em todo o Estado e na sede do órgão, na Cidade Administrativa (Rod. Pref. Américo Gianetti, 4001 - Bairro Serra Verde - BH/MG - Prédio Gerais /12º Andar - CEP 31630-901). Cartas e ofícios também podem ser enviados.