Minas por Região
Palavra do Governador

06h00min - 28 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Cidadãos perguntam e Anastasia fala sobre emprego, educação e corrupção

Temas são o foco do programa Palavra do Governador desta semana; lei da ficha limpa e novos empreendimentos no Norte de Minas são destaque

Geração de empregos, combate à corrupção, melhorias na educação. O que o Governo de Minas tem feito em relação a essas demandas da população? O Palavra do Governador desta semana abre, mais uma vez, os microfones para pessoas de diversas regiões do Estado que fazem suas perguntas ao governador Antonio Anastasia.

Washington Pereira, de Montes Claros, no Norte de Minas, por exemplo, quer saber mais sobre as perspectivas de empregos em sua região. Segundo o governador, empresas instaladas no Norte de Minas recentemente, como a Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas, e a Case New Holand, do Grupo Fiat, serão grandes oportunidades para a geração de empregos. “Não é o governo que constrói as fábricas e que gera riqueza, mas cabe ao poder público criar um ambiente adequado para as empresas se instalarem, em dois aspectos: infraestrutura e boas condições fiscais”, recorda Anastasia, destacando que o Governo de Minas tem trabalhado para atrair cada vez mais negócios, trabalho e renda para o Estado.

Do Sul de Minas, Sebastião Dionísio pergunta sobre as ações que o Governo de Minas tem realizado para o combate à corrupção. O governador responde que é lamentável que, até hoje, esta ainda seja uma preocupação social. Para prevenir crimes de desvio de recursos públicos, explica Anastasia, várias medidas têm sido realizadas pelo Governo do Estado, como uma aplicação rígida da chamada Lei da Ficha Limpa, mas a atuação fiscalizadora da sociedade também é essencial. “Precisamos do apoio da sociedade no reconhecimento daqueles indícios de enriquecimento ilícito dos gestores públicos, para termos, de fato, um combate permanente e sem tréguas à corrupção”, defende Anastasia.

De Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vem uma pergunta sobre as ações do Governo para a educação. O governador explica o que tem sido realizado e o salto que Minas Gerais deu, nos últimos anos, nessa área, tendo se destacado como o melhor ensino público do Brasil. Apesar dos avanços, reconhece o governador, é preciso continuar o trabalho. Por isso, Minas tem investido em novas metodologias de ensino, como o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), na readequação física das escolas e na valorização dos profissionais da educação. “A educação é a grande política pública do futuro. Sem uma educação de qualidade, dificilmente teremos um futuro promissor. Felizmente, Minas Gerais já tem um patamar excepcional de educação. Isso é muito bom, mas não podemos nos acomodar”, reitera Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato