Governo

14h45min - 03 de Dezembro de 2014 Atualizado em 14h43min

Cidadãos recebem atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado em Venda Nova

Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, a OGE já recebeu 16.740 manifestações dos cidadãos mineiros

Jaime Hosken/OGE
 Uma equipe da OGE se instalou na Rua Padre Pedro Pinto, na altura do número 1.500, em Venda Nova

Nesta quarta-feira (3) a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) levou sua ouvidoria móvel até Venda Nova para registrar os anseios da população sobre os serviços públicos oferecidos pelo Governo de Minas. Uma equipe da OGE se instalou na Rua Padre Pedro Pinto, na altura do número 1.500, em frente ao UAI Shopping O Ponto, onde registrou reclamações, denúncias, sugestões e elogios dos cidadãos que passavam no local. No dia 12 de dezembro a OGE ainda levará sua ouvidoria móvel para a Casa de Direitos Humanos de Belo Horizonte como parte das atividades da Semana de Direitos Humanos.

O Ouvidor-Geral do Estado, Fábio Caldeira, conta que a iniciativa busca aproximar a OGE da sociedade civil, possibilitando que ela use este que é um canal democrático de manifestação. O ouvidor-geral ressalta que dessa forma o cidadão se torna ator na formulação e aplicação das políticas públicas. “Qualquer cidadão pode registrar seus anseios junto à OGE. Ele recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento de sua manifestação, que deve ser respondida de forma satisfatória”, explica.

A ouvidora-geral adjunta, Mônica Coelho, explica que a escolha do local buscou contemplar uma demanda vinda da própria população. "No início do ano fizemos vários atendimentos na Praça Sete, no centro de BH, e a população pediu para que visitássemos outras regiões da cidade, por isso nos últimos dois meses nós levamos nossa ouvidoria móvel também para o Barreiro e para o município de Contagem e ainda fomos à rodoviária de Belo Horizonte devido ao grande trânsito de pessoas de outras cidades e regiões de Minas Gerais", destaca.

Cidadania

O aposentado Antonio Eustáquio da Silva foi um dos cidadãos que utilizou a ouvidoria móvel para exercer sua cidadania. Contou ter gostado muito do atendimento da ouvidoria e espera que ele visite sua cidade. "Estou muito satisfeito com o atendimento de todos os servidores aqui. Espero que a ouvidoria vá também a Ribeirão das Neves, pois com certeza haverá muitas manifestações", afirmou.

Maria de Lourdes Armondes, trabalhadora autônoma na região de Venda Nova, registrou manifestação sobre a segurança pública em função do grande número de assaltos. "Não conhecia a Ouvidoria e gostei de conhecer. Precisamos de mais segurança. Tomara que funcione", enfatizou. O eletricista Gilson Soares de Oliveira avaliou como positiva a ação e disse esperar que sua solicitação seja atendida.

Resultados

A OGE possui seis ouvidorias especializadas: Saúde, Educacional, Ambiental, Polícia, Sistema Penitenciário e de Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas. Entre janeiro e outubro deste ano, a OGE já recebeu 16.740 manifestações, número que representa aumento frente às 16.332 manifestações registradas no mesmo período de 2013 e às 10.810 manifestações registradas no mesmo período de 2012. Os resultados mostram que a cada ação a Ouvidoria-Geral se torna mais conhecida e o cidadão melhor atendido.

A ouvidoria móvel é uma das formas de contato do cidadão com a Ouvidoria-Geral do Estado, que também registra as manifestações por outros caminhos, como pelo Disque-Ouvidoria 162, pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br, por carta ou de forma presencial na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001 - Bairro: Serra Verde - BH/MG - Prédio Gerais /12º Andar - CEP 31630-901. O cidadão também pode procurar uma das 28 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de todo o Estado, bem como a Casa de Direitos Humanos de Belo Horizonte, onde a OGE possui sala específica para atendimento da população.