18h34min - 23 de Janeiro de 2014 Atualizado em 18h51min

Cidade das Águas Unesco Hidroex será sede do Instituto Nacional de Águas no Sudeste

Instituição do Estado foi escolhida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi assinado ainda protocolo para implantação de centro de turbina a gás em Uberaba

Divulgação/Sectes
Anúncio sobre a escolha da instituição foi feito em evento realizado nesta quinta-feira (23), em Frutal

A Cidade das Águas Unesco Hidroex, instituição do Governo de Minas Gerais, vinculado a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), será sede da região sudeste do Instituto Nacional de Águas (INA), organismo recentemente aprovado pelo Congresso nacional e que aguarda sanção presidencial.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23/01), em Frutal, no Triângulo mineiro, na sede da instituição, pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, juntamente com a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues. Na mesma solenidade foram formalizadas as articulações para que a Cidade das Águas deixe de ser centro de categoria II da Unesco e se transforme em categoria I.

“Minas dá exemplo no estabelecimento de uma política para a gestão de nossos recursos hídricos. Estaremos com o INA somando a este esforço. Se antes éramos apenas apoiadores, agora iremos investir maciçamente neste projeto”, afirmou o ministro Raupp.

A secretaria Renata Vilhena destacou a responsabilidade de Minas Gerais no gerenciamento e gestão dos recursos hídricos. O secretario Narcio Rodrigues destacou a grande contribuição que grandes instituições deram para a implantação da Cidade das Águas, lembrando que ele está se consolidando num grande centro de pesquisa de recursos hídricos com importantes parceiros internacionais. “Este projeto não é local, não é só de Minas. Ele é para o Brasil. Para o mundo. Atualmente com a Cidade das Águas, o Brasil é o único país que integra o grupo dos Brics que vem tratando do tema água com esta seriedade”, acrescentou.

Ele ressaltou também a contribuição do Ministério da Ciência e da Tecnologia e do governo Federal, lembrando que a introdução do INA junto ao Hidroex, habilita o instituto a conquistar a caracterização de centro de categoria I da Unesco. Atualmente existe apenas outro centro com esta avaliação, na Holanda.

Participaram da reunião, além do prefeito em exercício de Frutal, Frontino Esio Santana; o reitor da Unesco-IHE da Holanda, András Szollosl-Nagy; o presidente da Unesco-Hidroex, Octávio Elísio e o subsecretario do Ministério, Arquimedes Diogenes Ciloni.

TURBINAS A GÁS

O secretário Narcio Rodrigues e o ministro Marco Antônio Raupp assinaram ainda protocolo de intenções entre a União e o Governo de Minas para a implantação de um Centro de Turbinas a Gás, em Uberaba. A instituição de pesquisa será um dos polos do complexo Aeroespacial de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro.

“O Governo de Minas já garantiu R$14 milhões para a implantação do parque. Outros 15 milhões são fruto de emenda da bancada mineira ao orçamento e serão investidos na estruturação física do Centro”, informou Narcio Rodrigues.

Assinaram o protocolo o ministro; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau e a vice-reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Ana Lúcia de Assis Simões.