Gestão

14h02min - 14 de Julho de 2015 Atualizado em 14h09min

Cidades do interior de Minas Gerais passam a receber leilões da Seplag

Primeiro certame, realizado em Governador Valadares no mês de junho, arrecadou 137% a mais que a soma dos lances iniciais

Os leiloes organizados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), antes realizados apenas em Belo Horizonte, agora estão sendo levados também para o interior do Estado. Governador Valadares, na região do Rio Doce, recebeu o primeiro certame no mês passado.

Dos 107 lotes colocados em oferta, 104 foram arrematados, o que foi considerado um sucesso por Robson Pinho da Matta, coordenador de Patrimônio da Subsecretaria do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), vinculada à Seplag. O total arrecadado pelo Estado no leilão de Valadares foi de R$ 416 mil, valor 137% superior à soma de todos os valores iniciais.

A grande maioria dos lotes é composta por veículos considerados inservíveis por órgãos da administração estadual, como a Polícia Militar ou a Polícia Civil. Os participantes do leilão, segundo Matta, buscam  veículos que não têm mais utilidade para o serviço público para recuperação ou venda de peças separadamente. Os próximos leilões pelo interior serão realizados nas cidades de Uberaba (23/7); Juiz de Fora (19/8); Pouso Alegre (16/9); Bom Despacho (21/10) e Montes Claros (18/11).

Em Belo Horizonte, o último leilão realizado foi no dia 7 de julho, no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG). Foram ofertados 135 lotes, dos quais 120 compostos por veículos inservíveis. O restante era composto por materiais diversos, como mobília e computadores inutilizados. De um lance inicial calculado em R$ 291 mil, o Estado conseguiu arrecadar R$ 576 mil, até o momento, ágio de 198%. O próximo leilão na capital está agendado para o dia 4 de agosto (terça-feira).

No total, os leilões de veículos inservíveis e outros bens sem utilidade para o serviço arrecadaram mais de R$ 2,8 milhões, em cinco leilões, no primeiro semestre de 2015. Esses recursos entram diretamente parao cofre do Tesouro estadual, no caso dos bens originários dos órgãos da administração direta, ou são repassados aos órgãos da administração indireta.