11h04min - 20 de Março de 2015 Atualizado em 15h59min

Circuito da Agricultura Familiar começa no dia 26, em Grupiara

Evento itinerante percorrerá municípios até novembro. Objetivo é levar informações técnicas aos agricultores durante encontro de produtores do Minas Leite

Divulgação/Emater-MG
Programa difunde ténicas bem sucedidas entre produtores de leite em Minas

Levar informações técnicas aos agricultores familiares, tendo como foco as questões de produtividade, gestão e mecanização do campo. Esse é o objetivo da primeira edição do Circuito da Agricultura Familiar, evento que vai percorrer de março a novembro, 13 municípios localizados na regional Patos de Minas, área de atuação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A iniciativa é da empresa pública mineira, em parceria com prefeituras e outras instituições públicas e privadas.

O início está agendado para o dia 26/3, no horário de 13 às 16h30, em Grupiara, município do Triângulo Mineiro, durante o 3º Encontro de Produtores do Minas Leite de Grupiara e Região. A programação prevê a realização de um dia de campo para mostrar, no formato de estações tecnológicas, temas como manejo sustentável de pastagens; manejo da fertilidade do solo e nutrição da cultura do milho, silagem e pastagens; efeito da silagem no custo da produção do leite; e qualidade do leite.

Segundo o gerente regional da Emater de Patos de Minas, Sérgio Glicério Martins, em 2014 a empresa realizou reuniões com os extensionistas e parceiros para definir o número de municípios participantes deste ano. “Mas o objetivo é contemplar, no prazo de dois anos, todos os demais que compõem a regional”, ponderou. No total, a regional atende a 25 municípios. “Esta escolha teve como parâmetro projetos de destaques que as equipes locais têm desenvolvido e que precisam ser levados ao conhecimento de outros produtores”, explicou Martins, sobre os critérios que nortearam a escolha dos locais.

Nesta primeira edição do Circuito, além de Grupiara, estão agendados dias de campo nos municípios de Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, Iraí de Minas, Varjão de Minas, São Gotardo, Cruzeiro da Fortaleza, Arapuã, Lagamar, Patrocínio, Presidente Olegário e Douradoquara. Os temas serão de acordo com as características e necessidades de cada município e agricultores locais. “O dia de campo vai levar em conta as cadeias produtivas existentes”, informou Martins, acrescentando que a expectativa é movimentar dois mil agricultores em todo o evento.

Programa Minas Leite

Os dias de campo do Circuito da Agricultura Familiar serão realizados em propriedades rurais, acompanhadas pelos técnicos da Emater-MG, por meio do Programa Minas Leite. Na regional Patos de Minas, o programa acompanha 50 propriedades em 16 municípios. Em Minas Gerais, são  cerca de 1.160 propriedades cadastradas em 386 municípios.

O Minas Leite é um programa que investe na qualificação gerencial e técnica das propriedades, tendo em vista ganhos econômicos, sociais e ambientais. São priorizadas propriedades com produção de até 200 litros de leite por dia. Cada propriedade atendida pelo Minas Leite serve de modelo para outras dez propriedades vizinhas. O critério garante, portanto, um efeito multiplicador das ações do programa.

Dia de Campo de Grupiara/3º Encontro de Produtores do Programa Minas Leite de Grupiara e Região

Local: Fazenda Boa Esperança

Data: 26/03/2015

Informações: Emater-MG de Grupiara – (34) 3844-1299