Minas por Região
Esportes

14h46min - 24 de Março de 2015 Atualizado em 14h49min

Com 35 anos, Mineirinho passa pela primeira grande reforma de sua história

Garantidos os recursos para a obra, próximos passos são a celebração do convênio com o Ministério do Esporte e a licitação

Em breve, o Mineirinho passará pela sua maior de reforma desde sua inauguração, em 1985. O projeto prevê restauração e correções nas estruturas de concreto externas,  impermeabilização da laje e calhas da cobertura, incluindo substituição das telhas da cúpula central, e captação e condução das águas pluviais da cobertura para possibilitar seu reaproveitamento, entre outras intervenções.

Em visita ao ginásio, na última sexta-feira (20/3), o ministro do Esporte George Hilton anunciou a liberação de verba para a reforma do local. Um montante de R$ 9 milhões será repassado pelo Ministério e o Governo do Estado dará contrapartida de R$ 1 milhão para o projeto de reforma.

Para a liberação do recurso, o próximo passo é a celebração de convênio entre o Ministério do Esporte e a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, para, em seguida, ser feita a licitação. Após a tramitação burocrática, a previsão é de que a obra seja realizada num prazo de 9 a 12 meses.

Em 30 anos, será a primeira vez que o Mineirinho passará por uma grande reforma, segundo o superintendente de Gestão de Estruturas Esportivas da Setes, Ricardo Raso. “Anteriormente, foram feitas reformas ou obras pontuais, geralmente em função de algum evento ou programa da Secretaria de Esportes”, contou.

Recorde de público

Inaugurado em 1980, o Ginásio Jornalista Felipe Drummond é mais conhecido como Mineirinho por se localizar ao lado do Estádio do Mineirão. Com capacidade para 25 mil pessoas, era na época o maior do Brasil e também atende a grandes shows e eventos culturais.

O primeiro passo para a edificação de um ginásio poliesportivo coberto, em Belo Horizonte, partiu da extinta Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg), quando em meados de 71, por determinação do governador Rondon Pacheco, nasceu o “Palácio dos Esportes”.

Na época, por solicitação do governador, a equipe técnica de engenheiros da Ademg elaborou um anteprojeto do futuro ginásio, que seria erguido às margens da Lagoa da Pampulha.

A construção teve início nos fins de 1973, posteriormente paralisada por problemas de ordem técnica. Reiniciada em 1977, o Mineirinho foi inaugurado pelo governador Francelino Pereira.

Ao longo da história, o Mineirinho sediou grandes eventos culturais, religiosos, esportivos e musicais. É do ginásio o recorde mundial de público em uma partida de futsal, no jogo entre Atlético e Rio/Mécimo, em 1999: 25.713 pessoas. Em 2002, o Mineirinho registrou a presença de 21.393 pessoas para a partida entre Brasil e Rússia pela Liga Mundial de Vôlei Masculino.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato