Educação | Copa do Mundo

12h41min - 24 de Abril de 2014 Atualizado em 16h54min

Com práticas diferenciadas, alunos e educadores mostram que a Copa vai além dos campos

Educação mineira entra em campo e usa atividades pedagógicas para trabalhar o mundial com os estudantes da rede estadual

Divulgação
Na Escola Estadual Antônio Dias Maciel, os alunos estão estudando os países que participam da competição nas aulas de Geografia e História

A menos de 50 dias da Copa do Mundo no Brasil, as escolas da rede estadual de Minas Gerais dão o pontapé inicial na realização de projetos que envolvem a temática esportiva. Com a criatividade dos craques, alunos e educadores vão além das quatro linhas e realizam campeonatos internos, pesquisas sobre os países que participarão do mundial e atividades lúdicas. Os trabalhos serão desenvolvidos ao longo primeiro semestre e colocam a educação mineira no ritmo da Copa.

Se a partir de junho, os melhores jogadores do mundo competirão nos estádios brasileiros, alunos e alunas da Escola Estadual Senhora do Bonsucesso, de Caeté, também planejam demonstrar o talento em campo, ou melhor, em quadra. A escola está organizando seu próprio campeonato nos moldes da competição mundial, a ‘Copa do Sucesso’. Com direito a equipes, escudos e até álbum de figurinhas.

“Eu queria fazer isso há muito tempo e aproveitei o gancho da Copa. Os alunos da manhã, que são mais velhos, competem separados dos da tarde. No fim, com a contagem de pontos e saldo de gols, vemos quem é o vencedor masculino e o feminino”, diz o idealizador do projeto, o professor de Educação Física Marcelo José Gonçalves. Escudo e nomes dos times serão escolhidos pelos cerca de 100 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio que participam do torneio escolar.

A competição de futsal começará antes das férias e, quando os alunos voltarem para as aulas do segundo semestre, será a grande final. Enquanto os estudantes jogam, eles poderão ainda montar um álbum de figurinhas com as fotos dos craques da competição: os próprios alunos. A escola vai imprimir as figurinhas, que são fotos feitas pelo professor. O álbum será encadernado e, juntos com as figurinhas, distribuídos aos alunos. Além das fotos dos alunos/atletas, os estudantes poderão colocar outras cinco fotos extras, de colegas que não estão participando dos jogos. As vantagens do projeto vão além da prática esportiva, para a diretora da escola, Patrícia Brum. “Eles vão receber figuras repetidas, então vão ter que trocar com os colegas. Isso trabalha a troca, a solidariedade, o saber dividir”.

Na Escola Estadual São Pedro e São Paulo, em Belo Horizonte, toda a magia que envolve a temática foi usada para lançar o projeto ‘Bola na Escola’. A iniciativa é realizada em parceria com a Capelania Escolar (grupo de voluntários composto por pessoas habilitadas para trabalhar a mediação de conflitos e o resgate de valores). O projeto que envolverá servidores da escola e pais dos estudantes será desenvolvido até o final do ano. “Trouxemos palhacinhos, música, teatro, brincadeiras e fizemos uma gincana com os alunos. O objetivo era usar a temática para tornar o projeto mais visível”, ressalta o integrante da Capelania Escolar, João Tinoco Pereira Neto.

Em sala de aula, os alunos conhecem um pouco mais sobre o mascote da competição: o Fuleco. “Fizemos um texto sobre o Fuleco, colorimos um desenho e depois fizemos um mural. O que mais me chamou a atenção foi saber que ele é da família dos tatus-bolas e que está ameaçado de extinção”, conta a aluna do 5º ano do ensino fundamental, Vitória Cristina da Silva.

Na Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, em Patos de Minas, os países que disputarão o mundial são tema de estudo nas aulas de Geografia e História. A sala foi dividida em turmas e cada uma pegou um grupo.  Dos países que integram os grupos os alunos pesquisaram a taxa de analfabetismo, mortalidade, relevo, economia, entre outros. “Depois que estudamos todos os países do grupo tivemos que escolher um para fazer uma apresentação para a turma. Eu escolhi a Croácia e descobri que é um país rico e que tem um dos parques naturais mais preservados do mundo. O turismo e a economia de lá também são muito importantes”, destaca a estudante do 3º ano do ensino médio, Hellen Keller Caixeta, que ficou responsável pelo grupo A.

Samir Antunes Costa, do 3º ano ensino médio, ressalta a importância do projeto. “A partir do momento em que os professores trazem a temática para a sala de aula temos a oportunidade de pesquisar os países, saber a história deles e quando assistimos aos jogos temos uma visão diferente”, afirma.

Já na Escola Estadual Antônio Souza Martins, em Ituiutaba, o projeto da Copa do Mundo terá início essa semana e também será um trabalho interdisciplinar, como explica a coordenadora do Reinventando o Ensino Médio, Janey Florentina da Costa. “Cada professor vai fazer um trabalho especifico, por exemplo, o professor de Geografia vai estudar os tipos de solo, relevo, entre outros. Na área de Biologia, vamos falar do dopping e em Arte, os alunos vão produzir as bandeiras dos países participantes e vamos fazer uma exposição”.

Copa do Mundo 2014

A Copa do Mundo 2014 será realizada no Brasil, entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Ao todo, seleções de 32 países participarão do mundial. Os jogos serão realizados em 12 cidades-sede, sendo Belo Horizonte uma delas.