11h00min - 19 de Março de 2015 Atualizado em 11h04min

Comissão Mineira de Folclore será abrigada junto ao Iepha

Grupo vai ocupar espaço no 'prédio verde', que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade

A arte popular se consolida como uma das prioridades da política pública para a cultura de Minas. Depois de ter comunicado a volta do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha MG) à Praça da Liberdade, funcionando na edificação onde era a antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas, chamado "prédio verde", a Secretaria de Estado de Cultura convidou a Comissão Mineira de Folclore a também instalar-se no edifício, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

O secretário Angelo Oswaldo, que desde o início de seu atual mandato mostrou que a arte popular seria uma de suas diretrizes para a política pública de cultura, afirma que a antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas será transformada num grande centro de memória do nosso Estado.  “Entendemos que o prédio deve conter a presença do nosso patrimônio material, representado pela atuação do Iepha, e imaterial, ao se tornar sede da Comissão Mineira de Folclore”, explica.

Angelo Oswaldo acrescenta que o Governo de Minas oferecerá total apoio ao 17º Congresso Brasileiro de Folclore, que acontece em outubro na capital mineira. O secretário disse ainda que parte do acervo de arte popular, pertencente ao Sesc-MG, estará exposto no Centro de Arte Popular (CAP) na mostra que será aberta no próximo 26, em comemoração ao Dia do Artesão.

Parceria com município

O anúncio da nova sede da Comissão Mineira de Folclore foi feito pelo secretário Angelo Oswaldo durante cerimônia de comemoração dos 67 anos da instituição, ocorrida na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. “Este ato prenuncia a continuidade das nossas atividades ainda por muitos anos”, disse o presidente do grupo, José Moreira. Há doze anos, a Comissão Mineira de Folclore perdeu a sua sede, que havia sido doada ao grupo no primeiro mandato de Angelo Oswaldo como secretário de Cultura, entre 1999 e 2002.

A Prefeitura de Belo Horizonte demonstrou que está afinada com a Secretaria de Estado de Cultura com relação à valorização, difusão e preservação da cultura popular mineira. A diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, Françoise Jean de Oliveira Souza, destacou que a PBH tem feito um mapeamento desse tipo de arte em Belo Horizonte para traçar as políticas públicas para o segmento. Além disso, Françoise mencionou a existência do Centro de Referência de Cultura Popular, coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, que funciona como um espaço de comunicação entre os agentes culturais da arte popular.