Social | Trabalho / Social

10h00min - 11 de Julho de 2012 Atualizado em 07h27min - 01 de Julho de 2013

Comitê Gestor de Convivência com a Seca mostra ações e traça estratégias para o semiárido

Relatório com demandas será apresentado na 15ª Reunião do Conselho Deliberativo Sudene, o Condel, nesta sexta-feira, em Fortaleza

Osvaldo Afonso / Imprensa MG
Comitê de Convivência com a Seca contou com participação de representantes de 18 secretarias e órgãos do Estado

O Comitê Gestor de Convivência com a Seca reuniu-se, na Cidade Administrativa, com participação de representantes de oito secretarias e 10 órgãos do Governo do Estado, além de três associações microrregionais de municípios do Norte e do Nordeste de Minas. O foco do encontro foi avaliar as ações já implantadas para reduzir os efeitos da seca em áreas críticas de municípios do semiárido mineiro e seu entorno.

Além dessas informações, o presidente do Comitê Gestor e secretário de Estado, Gil Pereira, (Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas) apresentará relatório com as demandas dessas regiões na 15ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Condel, que será realizada sexta-feira (13), em Fortaleza.

O coordenador estadual da Defesa Civil (Cedec-MG) e chefe do Gabinete Militar, coronel PM Luis Carlos Dias Martins, informou que 109 municípios já decretaram situação de emergência, dos quais 107 já receberam cestas básicas. “Desde março estamos distribuindo as cestas e a quantidade agora tende a crescer. o Governo de Minas irá distribuir, até o final de julho, 647 toneladas de alimentos, beneficiando famílias de baixa renda. Até agora, 474 toneladas de alimentos já foram distribuídas. São 135 caminhões-pipa para atender a demanda de 77 municípios. O Exército Brasileiro está atendendo 39 cidades com caminhões-pipa”, disse.

A Cedec-MG passará a trabalhar agora com mais R$ 13,9 milhões em recursos federais e do Cartão Nacional da Defesa Civil, que serão usados no reforço ao atendimento por caminhões-pipa, com acompanhamento de GPS, aquisição de cisternas de vinil e água potável, além de tanques de polietileno, e na perfuração e montagem de poços artesianos.

Água para Todos

Apesar do quadro crítico provocado pela seca, que deverá ser uma das mais rigorosas das últimas décadas, segundo avaliações técnicas, o secretário Gil Pereira divulgou números positivos em relação ao Programa Água para Todos, resultado de parceria com o Governo Federal. O objetivo é a construção de microbarragens, barragens, sistemas simplificados de abastecimento de água, cisternas de placas e de produção familiar, além da instalação de cisternas de polietileno.

“Cerca de R$ 60 milhões estão disponíveis na conta da Sedvan e outros R$ 22 milhões deverão ser entregues pelo Governo Federal sob a forma de cisternas de polietileno. São obras de caráter estruturante para atender a demanda das pessoas por água de qualidade e na quantidade adequada”, informou o secretário.

Também participaram do encontro o secretário de Estado de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães; o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte de Nordeste de Minas Gerais (Idene), Rúbio de Andrade; o subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Governo, Aguinaldo Diniz; e o presidente da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), Luiz Afonso Vaz de Oliveira.