12h05min - 29 de Maio de 2015 Atualizado em 12h21min

Comitê Gestor do Circuito Cultural debate maior articulação com o espaço urbano

Em reunião, secretário Angelo Oswaldo reforçou a importância do Circuito para o Estado. Ideia é fortalecer o projeto com a diretriz da política cultural estadual

Manoel Marques/Imprensa MG
Circuito terá reforçado o seu potencial para representar diferentes visões da cultura e da arte

O Comitê Gestor do Circuito Cultural Praça da Liberdade realizou, nesta semana, reunião para debater projetos da equipe de coordenação do Circuito, agora gerido pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Histórico de Minas Gerais (Iepha/MG). O encontro ocorreu na região Centro-Sul da capital, no prédio verde da antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas, na Praça da Liberdade.

Durante o encontro, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e a presidente do Iepha/MG, Michele Arroyo, ressaltaram a importância do Circuito para o Governo do Estado e reafirmaram o objetivo da gestão estadual de fortalecer o projeto sobre o lastro da diretriz da política de cultura de Minas Gerais.

Dentre as novidades apresentadas, estão a incorporação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte no Comitê Gestor, a institucionalização do Circuito dentro da estrutura do Governo e a reforma dos edifícios que estão sob a gestão direta do Estado. Outra ação prioritária prevista é a reabertura do Palácio da Liberdade para visitação, com uma infraestrutura mais adequada para acolhimento das pessoas e com roteiros para o público que contemplem diferentes olhares da história de Minas Gerais.

Também foram debatidas as novas alternativas para a ocupação cultural e artística do complexo e apresentado o calendário de eventos de 2015. Para este ano, já estão confirmadas a realização do Festival de Arte Negra (FAN) e do Noturno nos Museus. Como programação autoral, estão previstas uma intervenção artística para o Dia do Patrimônio e uma exposição comemorativa dos 120 anos do Arquivo Público Mineiro.

Na ocasião, o secretário Angelo Oswaldo sublinhou a importância do trabalho desenvolvido por empresas e Governo na criação e manutenção dos espaços culturais que rodeiam a praça. “As instituições que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade, sejam elas públicas ou privadas, possuem equipes competentes e envolvidas no trabalho. Mas ainda há muito trabalho a ser feito e contamos com a participação de todos”, disse.

O secretário lembrou, ainda, o estado precário em que se encontram alguns prédios do complexo, fazendo referência aos que são geridos diretamente pelo Estado. “Vamos abraçar cada edifício e cuidar para que possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível”, afirmou.

Potencial

Segundo Michele Arroyo, o Circuito tem potencialidade para representar diferentes visões da cultura e da arte e isso deve ser levado em consideração pela nova gestão. A presidente do Iepha também reafirmou a importância da participação da Prefeitura e da sociedade civil para fortalecer a programação cultural do Circuito.

“Uma parte grande da cultura de Minas se sentiu excluída do processo de discussão do Circuito. Por isso é preciso trazer a diversidade de grupos para a praça e ampliar as possibilidades de uso e apropriação destes espaços”, concluiu a presidente do Iepha-MG.

Ainda de acordo com Michele Arroyo, além dos museus e espaços culturais, a Praça da Liberdade tem a vocação de ser um espaço da multiplicidade e, por isso, merece novos olhares e roteiros capazes de abarcar toda a sua importância como equipamento de cultura e local de encontro da população.

A articulação do CIrcuito com espaços temáticos do entorno foi outro tópico do debate, assim como questões ligadas à operação diária do complexo, como, por exemplo, área de estacionamento para ônibus escolares e de turismo, travessias estratégicas, iluminação, segurança, banheiros públicos e sinalização interpretativa.

Comitês temáticos

Além do Comitê Gestor, que se reuniu esta semana na Praça da Liberdade, ainda serão realizados, periodicamente, encontros temáticos das equipes do Governo e das empresas que integram o Circuito. A gestão do complexo é realizada de forma compartilhada, por meio dos comitês de Patrimônio, Comunicação, Educação e Programação, incorporando nestes fóruns representantes da Prefeitura e da sociedade civil.

Também participaram representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Belotur, e gestores dos 12 espaços que integram o Circuito.