Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

08h56min - 11 de Outubro de 2013 Atualizado em 08h56min

Comitiva do Timor-Leste conhece Centro de Público de Promoção ao Trabalhador

Os timorenses conheceram toda a estrutura do centro e também foram apresentados os serviços de apoio ao trabalhador

Divulgação/Sete
Comitiva da República Democrática de Timor-Leste durante visita ao centro de promoção ao trabalhador

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) recebeu, nessa quinta-feira (10), no Centro de Público de Promoção ao Trabalhador (CPPT) Gameleira, em Belo Horizonte, a visita de uma comitiva da República Democrática de Timor-Leste com o objetivo de conhecer o funcionamento dos programas e projetos da pasta.

Os timorenses conheceram toda a estrutura do CPPT, que além de oferecer vários cursos de qualificação profissional aos trabalhadores nas mais diversas áreas, também conta com uma Unidade de Atendimento ao Trabalhador e a sede do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceter), além de um supermercado, uma padaria e um açougue escola. Na oportunidade, também foram apresentados os serviços de apoio ao trabalhador.

Segundo o assessor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e membro da comitiva, Fernando da Encarnação, a escolha por Minas Gerais não foi por acaso. “Escolhemos Minas por causa de suas políticas de bons resultados nesta área. Fizemos estudos de viabilidade e eles apontaram para cá”, destacou. “Ficamos muito felizes com a receptividade da equipe da Sete. O Timor-Leste é um país novo com muitos desafios pela frente. É um momento de aprendizagem e queremos aprender com os sistemas já implantados aqui”.

A comitiva também foi composta pelo diretor geral da Secretaria de Estado para as Políticas de Emprego e Formação Profissional, Jacinto Barros, o chefe do Departamento do Mercado de Trabalho, Jenifer Pui, a diretora da Direção Nacional para Formação Profissional, Leonor Bernardo, e a aconselhadora do Departamento de Auto-Emprego na Direção Nacional do Emprego, Joana Soares da Costa.

Também participaram do encontro, pela Sete, a superintendente de Política de Geração de Emprego, Lígia Lara, o assessor-chefe de Gestão Estratégica e Inovação, Gustavo Garcia Vieira de Almeida, o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Lucas Borges, a técnica da diretoria de Assessoramento para Incubação de Empreendimentos Formais e Autogestionados, Jane Marisa da Silva, o diretor de Formação Profissional Básica do Trabalhador, Eduardo Mendes Bernardes Santos, o coordenador da Unidade de Atendimento ao Trabalhador/Gameleira, Ênio Pinto de Melo, o diretor do CPPT, Olavo Henrique, e o assessor de Relações Internacionais do Governo de Minas, Higo Amaral Horta.

A República Democrática de Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo. A capital é Díli, situada na costa norte. Com pouco mais de um milhão de habitantes, o Timor-Leste é consideravelmente menor que o menor dos estados brasileiros, Sergipe. O tétun e o português são as duas línguas oficiais do país.