13h19min - 27 de Novembro de 2014 Atualizado em 13h17min

Comitiva peruana conhece modelo mineiro de gestão de compras públicas

Representantes do Governo do Peru também conheceram outros sistemas do Estado voltados para a gestão pública

Luana Assis

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto (Splor), recebe até nesta sexta-feira (28/11) uma comitiva do Governo do Peru para apresentar o modelo de gestão de compras públicas adotado pelo Governo de Minas. Os peruanos foram recebidos pelo subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto, Jean Mattos Duarte, e pela equipe da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio (SCRLP). A comitiva conheceu, ainda, o Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços do Estado de Minas Gerais (Siad).

Jean apresentou a estrutura da Seplag e lembrou que as práticas adotadas em Minas Gerais referentes à gestão, já são exemplo para muitos outros governos. “Recentemente assinamos um protocolo de cooperação com o Governo de Cabo Verde que fornecerá informações científicas e tecnológicas de forma a colaborar com estudos na área de compras públicas governamentais. Esse intercâmbio permite aplicar as experiências já bem sucedidas em Minas”, ressaltou o subsecretário.

A comitiva, que também discutiu a gestão contábil com a Superintendência Central de Contadoria Geral da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), tem na programação apresentações que sobre a gestão e operação dos processos da cadeia de suprimentos, gestão estratégica de suprimentos, compras sustentáveis, planejamento de compras, avaliação de fornecedores e a gestão de bens móveis.

A visita se encerra com a apresentação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) que será feita pela equipe da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges), na sexta-feira (28/11), dia que se encerra a missão.

Experiência mineira

Minas Gerais já possui duas parcerias internacionais na área de aquisições governamentais. A primeira teve início com Moçambique, em 2012, e resultou no lançamento de um catálogo de compras por aquele país similar ao Catálogo de Materiais e Serviços (Catmas). O Banco Mundial (Bird) tem indicado diversos estados brasileiros e países para conhecerem de perto o modelo mineiro de compras públicas. Desde fevereiro deste ano, a Seplag já recebeu representantes de cinco países da Ásia

Catmas

Desenvolvido pela Seplag, o Catmas é de utilização obrigatória a todo o Executivo Mineiro desde 2004. São cerca de 140 mil itens especificados que subsidiam as compras públicas para atender a todas as áreas da administração estadual como saúde, educação, defesa, infraestrutura e obras.