Minas por Região
Copa do Mundo

18h04min - 19 de Março de 2014 Atualizado em 16h52min - 20 de Março de 2014

Comitivas do Catar e EUA conhecem as boas práticas de Minas para a Copa do Mundo

Secretário Tiago Lacerda recebe os representantes do país árabe na Cidade Administrativa. Norte-americanos visitam as dependências do Mineirão

Alexandra Martins/Setes MG
Secretário Tiago Lacerda com a comitiva do Catar na Cidade Administrativa de Minas Gerais
Secretário Tiago Lacerda com a comitiva do Catar na Cidade Administrativa de Minas Gerais

A preparação de Minas Gerais para a Copa do Mundo foi o foco da visita dos realizados do torneio no Catar, em 2022, ao secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, na Cidade Administrativa, nesta quarta-feira (19). Um dos principais assuntos abordados pela comitiva foi o contrato de parceria público-privada (PPP) assinado entre o Governo de Minas e o consórcio Minas Arena, responsável pela operação do Mineirão, bem como detalhes da obra de modernização do estádio.

O gestor Ali al-Khalifa, da Astad Project Management, ressalta a importância do encontro. “Precisamos aprender as lições de Minas para tentarmos realizar nossa Copa da melhor maneira possível. Não queremos inventar a roda, teremos muito trabalho pela frente e não podemos deixar elefantes brancos para a população”, afirma. Sua empresa será responsável pela construção de um dos oito estádios previstos para o evento no país. Al-Khalifa destaca sua preocupação com o custo da arena, não devendo passar, segundo ele, de U$S 280 milhões, com capacidade para 45 mil espectadores.

A agenda da comitiva árabe inclui ida à Arena Independência nesta quarta-feira (19) para assistir à partida entre Atlético Mineiro e Nacional, do Paraguai. Nesta quinta-feira (20), o grupo deve visitar o estádio Mineirão. Em São Paulo, eles visitaram a Arena Corinthians e, no Rio de Janeiro, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.

Comitiva dos EUA visita o Mineirão

Uma comitiva de autoridades dos Estados Unidos visitou o Mineirão na tarde desta quarta-feira (19) com o objetivo de conhecer a estrutura de um dos palcos da próxima Copa do Mundo. Estiveram presentes a secretária-adjunta de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta S. Jacobson, a embaixadora norte-americana no Brasil, Liliana Ayalde, a cônsul dos Estados Unidos em Minas Gerais, Abigail Dressel, e a diplomata Merry Miller.

Ao grupo foram apresentadas todas as informações referentes à infraestrutura e segurança que estarão em funcionamento durante o Mundial, além de todo o trabalho feito na preparação para a realização do evento, como os cursos de capacitação. Em seguida, a delegação conheceu o Centro de Controle de Operações do Mineirão, onde é feito o monitoramento de toda a área do estádio, com 364 câmeras.

Na visita ao gramado, as autoridades norte-americanas ficaram admiradas. “Que energia!”, disse a embaixadora Liliana Ayalde, ao acessar o campo que receberá seis jogos do Mundial. “Estou impressionada com toda a transformação feita no estádio para o Mundial. Tenho certeza de que todos que aqui vierem para acompanhar os jogos terão à disposição serviços de qualidade, tanto no atendimento médico, quanto na segurança e, especialmente, no entretenimento”, afirmou Roberta S. Jacobson. “Espero estar de volta aqui quando os Estados Unidos forem jogar a semifinal da Copa. De preferência contra o Brasil”, desejou.

Para realizar uma partida em Belo Horizonte, a seleção norte-americana precisa classificar-se na primeira colocação do grupo G, passar pelas oitavas e quartas-de-final para só assim chegar à semifinal que acontece no Mineirão, no dia 8 de julho.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato