Saneamento | Energia | Gestão

11h42min - 22 de Junho de 2015 Atualizado em 16h05min

Companhias do Estado Copasa e Cemig fecham parceria com Creci Minas para agilizar serviços

Criação da Agência Virtual beneficiará imobiliárias e inquilinos com o processo de desburocratização dos atendimentos prestados pelas distribuidoras à população

As Companhias distribuidoras de água e luz do Estado, Copasa e Cemig, assinaram um convênio com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-MG) que vai garantir agilidade para todas as imobiliárias adimplentes inscritas no Conselho e pessoas físicas no acesso e no atendimento dos serviços disponibilizados pelas distribuidoras.

Troca de titularidade, encerramento contratual, validação de documentos, religação, alteração de endereço, poderão ser feitos online, por meio dos sites, sem necessidade de ir até uma das empresas. Serão beneficiadas cerca de 3 mil imobiliárias e seus inquilinos.

Nos casos em que a distribuidora exige a presença do usuário na agência para realizar o serviço, as imobiliárias poderão solicitar aos proprietários e locatários o preenchimento do Termo de Responsabilidade para representá-los. Basta estar adimplente com o cadastro junto ao CRECI-MG.

Em relação aos serviços da Cemig, não haverá mais a necessidade de solicitar serviços por outros canais de atendimento, como agência física e o Fale com a Cemig, uma vez que a imobiliária poderá regularizar a situação dos imóveis para o cliente pela Agência Virtual por meio de um login no site da Cemig utilizando o CNPJ da empresa cadastrada.

Para o analista de comercialização da Cemig, Willian Evans Duarte Melo, o Convênio com CRECI/MG e CMI visa estimular o acesso das imobiliárias à Agência Virtual reduzindo a burocracia. "O convênio aumenta a qualidade, produtividade e praticidade dos serviços disponíveis, com menor custo na administração dos imóveis e melhor o atendimento aos clientes, otimizando os recursos de todos os envolvidos", explica.

Com os serviços da Copasa o processo será o mesmo, as imobiliárias terão acesso ao autoatendimento da distribuidora através da Agência Virtual e, da mesma maneira, para os serviços que exigem a presença física na Companhia, as proprietárias poderão preencher o Termo de Responsabilidade para que as imobiliárias sejam representadas.

Para Paulo José Vieira Tavares, presidente do Creci-MG, a parceria vai colocar o mercado imobiliário em uma posição de vanguarda, além de agilizar muitos procedimentos que até então demandavam tempo e deslocamento até uma agência física da Copasa. “Estamos sempre em busca de firmar parcerias que facilitam o dia a dia das imobiliárias e corretores. Este convênio com a Copasa é uma conquista significativa, como foi o que assinamos com a Cemig, trazendo agilidade e desburocratizando os processos”, comemora.

Como utilizar o convênio

- Ser inscrita e estar adimplente no Creci-MG;

- Atualizar os dados cadastrais (telefones, e-mails, etc.) da imobiliária na base de dados do CRECI-MG;

- Acessar o site da Cemig www.cemig.com.br, clicar em “Atendimento” e depois em “Não sou cadastrado”. Preencher o número do CRECI e CNPJ da imobiliária;

- Será enviada senha de acesso para o e-mail da imobiliária, conforme cadastro na base de dados do CRECI-MG.