16h00min - 30 de Abril de 2015 Atualizado em 16h04min

Conferência debate participação social e direito à saúde no âmbito do SUS

Em sua 13ª edição, encontro realizado na ESP-MG contou com ampla participação popular, com formulação de propostas para diversos eixos temáticos da Saúde

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) sediou, nesta semana, a etapa local da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte. A ação, que também ocorreu em todas as unidades básicas de saúde, reuniu, na ESP-MG, usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Centro de Saúde Oswaldo Cruz (regional centro-sul), além de servidores da Escola.

No encontro, foram discutidos os eixos temáticos do texto orientador a respeito do direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, participação social, valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamento do SUS, entre outros. Debates sobre reformas democráticas e populares do Estado também estiveram na pauta da ESP-MG, que conta com dois servidores para articulação com movimentos sociais organizados para avançar na participação social na formulação de políticas públicas da saúde.

Durante a conferência, cada eixo foi apresentado com formulação de propostas. Ao final do evento, foi eleita uma equipe de delegados (gestor, trabalhador e usuário do SUS) que darão sequência às propostas para a etapa distrital e municipal.

Maria da Graça Abreu, usuária do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, mora na região há mais de 30 anos e cobrou uma melhor divulgação sobre as conferências. “Acho importantíssima a participação da população para, daqui mesmo, tirarmos o que é necessário para o suporte da unidade de saúde”, disse.

Também presente, Uiara Cunha, que é referência técnica no distrito sanitário Centro-Sul, falou sobre o processo da construção de ideias das conferências de saúde. “O importante é a participação popular, da comunidade, na construção do processo de trabalho do SUS. Todas as propostas que saem daqui serão levadas à conferência distrital e municipal. E elas podem, futuramente, se transformar em propostas adotadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou.

A escolha do espaço foi considerada acertada pela gerente do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Sirlene Vilela Amaral. “As equipes do Centro de Saúde Oswaldo Cruz e da ESP-MG têm o mesmo olhar e o objetivo de fortalecimento do SUS. Só temos a agradecer aos servidores da ESP-MG pelo apoio e suporte durante a atividade. A conferência foi muito positiva, pois é um importante momento para fortalecer a busca de políticas públicas de qualidade. Por meio das conferências, podemos propor diretrizes para a condução de políticas públicas e saúde, além de fortalecer o controle social”, ressaltou.

Controle social no SUS

As Conferências de Saúde são espaços para o exercício do controle social do SUS. A participação de usuários, trabalhadores e gestores na formulação de propostas para garantir definição de políticas de saúde cada vez mais democráticas e inclusivas.

No Centro de Saúde Oswaldo Cruz, toda última quarta-feira do mês, às 16h, são realizadas, semanalmente, reuniões da comissão local de saúde. A Conferência distrital será realizada, de 19 a 20 de junho. Já a conferência municipal, nos dias 16, 17 e 18 de julho.