Minas por Região
Social | Trabalho / Social

17h44min - 01 de Novembro de 2013 Atualizado em 17h49min

Conferência define propostas para fortalecer os serviços de assistência social em Minas

Entre as ideias levantadas estão as iniciativas de valorização de famílias da zona rural, diminuindo o êxodo rural, e a universalização dos programas

Cerca de 750 delegados, de mais de 800 municípios mineiros, definiram 70 propostas na 10ª Conferência Estadual de Assistência Social.  As medidas vão auxiliar na implantação de projetos, programas e benefícios, com o objetivo de fortalecer os serviços assistenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, algumas propostas foram discutidas durante o encontro. Entre elas estão: garantir no mínimo 5% do orçamento público para o Fundo de Assistência Social; potencializar e fortalecer a rede socioassistencial pública e privada; criar e fortalecer as políticas de valorização de famílias da zona rural, diminuindo o êxodo rural; e universalizar as informações com a divulgação dos programas, serviços do poder público e das entidades.

“Fica, para nós, o sentimento de termos dado mais um passo rumo à consolidação do Suas no país. O Governo de Minas foi pioneiro na inserção do Suas como política pública estadual e ao implantar o piso mineiro de assistência social, com repasse aos municípios da ordem de R$ 54 milhões, recurso que pode ser utilizado para o custeio de um serviço específico, atender a uma emergência, socorrer vítimas de enchentes, entre outras situações que tenham como objetivo melhorar a qualidade dos serviços de assistência social prestados à população”, afirma o secretário.

A subsecretária de Assistência Social da Sedese, Juanita Pimenta, frisa a importância da participação efetiva da sociedade para a gestão pública. “As conferencias são espaços democráticos de construção da política de assistência social. Trata-se de um local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos dessa política em cada esfera de governo", destaca.

Dos 750 delegados, 220 vão representar o estado de Minas Gerais na Conferência Nacional de Assistência Social (CNAS), que será realizada de 16 a 19 de dezembro, em Brasília. O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) foi o responsável pelo evento, que contou com a parceria da Sedese, por meio da Subsecretaria de Assistência Social.

Suas

O Suas é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O sistema se organiza em dois tipos de proteção social ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Minas Gerais tem 1.065 Cras em 810 municípios e 222 Creas em 209 municípios. Nos Cras, são ofertados serviços da proteção social básica, voltados à população em situação de risco social. Já os Creas, oferecem serviços de proteção social especial para a população em situação de vulnerabilidade que teve direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato