10h56min - 18 de Outubro de 2013 Atualizado em 10h57min

Conferência livre de Juventude reúne cerca de 100 jovens na Cidade Administrativa

Os menores aprendizes conheceram os projetos oferecidos pelo Governo de Minas relativos à juventude

Divulgação/SEEJ
O secretário de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, ressaltou que a Conferência Livre é uma grande oportunidade para integrar a juventude da Cidade Administrativa

Cerca de 100 menores aprendizes da Associação Profissionalizantes do Menor (ASSPROM) participaram, nessa quinta-feira (17), da 1ª Conferência Livre de Juventude da Cidade Administrativa de Minas Gerais. A iniciativa teve como finalidade apresentar aos jovens projetos oferecidos pelo Governo de Minas relativos à juventude, além de provocar debate com o público sobre o papel e a importância da sua atuação para consolidação e fortalecimento da política pública voltada para a área. Essa é mais uma das ações preparatórias para a 3ª Conferência Estadual da Juventude que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de novembro na cidade de Araxá.

Segundo o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, a Conferência Livre é uma grande oportunidade para integrar a juventude da Cidade Administrativa em torno de questões comuns como educação; segurança e trabalho, emprego e empreendedorismo. “Além de ser um momento de reflexão e troca de experiências, acredito ser uma forma de valorizar de um público extremamente ativo e necessário para que cumpramos o nosso papel de servidores públicos. Tenho a certeza de que essa é uma discussão valiosa, contribuindo para o estreitamento de relações entre governo e sociedade, e garantindo maior efetividade do jovem na formulação, execução e controle das políticas”.

Para a trabalhadora mirim da ASSPROM, Paula Kimberly Torres de Macedo, 17 anos, esse é um espaço muito importante tanto para a interação como para troca de experiências e aprendizado. “Juventude é lutar pelos seus sonhos, reivindicar seus direitos e se manifestar contra as injustiças. Contudo, percebemos que, atualmente, já temos grande dificuldade de conciliar serviço e escola. Não temos tempo para contribuir com a sociedade da forma que sonhamos”. Ela conta que almeja ser advogada e atuar em prol da justiça igualitária para todas as classes sociais.

Na oportunidade, os participantes foram divididos em três grupos e apresentaram quatro propostas de cada eixo conforme as necessidades da região metropolitana. Neste ano, a Subsecretaria da Juventude realizou várias conferências municipais e regionais, contando com a participação de mais de 200 municípios participantes.

ASSPROM

Associação Profissionalizantes do Menor é uma entidade civil de direito privado, de fins não econômicos, que atende adolescentes e jovens em situação de risco ou vulnerabilidade social. Atualmente, conta com parcerias de órgãos públicos e empresas privadas empenhados em contratar jovens com a finalidade de promover a inserção de mais adolescentes no mercado de trabalho.

Conferência Estadual

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), por meio da Subsecretaria de Juventude, promove, a cada dois anos, a Conferência Estadual de Juventude. Nela são promovidas a qualificação e a ampliação da participação dos jovens na formulação e no controle das políticas públicas voltadas para a temática.

Em 2011, participaram da 2ª Conferência Estadual de Juventude cerca de 600 jovens de todo o Estado. Eles elegeram, por meio de voto, 76  representantes para etapa nacional e encaminharam à Brasília 85 propostas de direcionamento das políticas de juventude, sendo 20 delas prioritárias.