Social | Trabalho / Social

17h57min - 17 de Outubro de 2013 Atualizado em 18h00min

Conferência propõe novas diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social

Evento realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte reúne cerca de 750 delegados de mais de 800 municípios de Minas Gerais

Paula Roberta/Sedese
Evento será realizado até a próxima sexta-feira, no Hotel Tauá, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Cerca de 750 delegados, de mais de 800 municípios mineiros, participam até sexta-feira (18) da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece no Hotel Tauá, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A conferência visa propor novas diretrizes para aperfeiçoar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado de Minas Gerais.

Durante a solenidade de abertura, nesta quarta-feira (16), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Cássio Soares, disse que o encontro é muito importante para avaliar a situação da assistência social nas cidades mineiras e para que os gestores possam contribuir com sugestões para o aprimoramento do Suas. Cássio também ressaltou o pioneirismo do Governo de Minas ao instituir o Piso Mineiro de Assistência Social, que atualmente está presente nos 853 municípios do Estado.

“O Governo de Minas foi pioneiro na inserção do Suas como política Pública Estadual e ao implantar o Piso Mineiro de Assistência Social, com repasse aos municípios da ordem de R$ 54 milhões, recurso que pode ser utilizado para o custeio de um serviço específico, atender a uma emergência, socorrer vítimas de enchentes, entre outras situações que tenham como objetivo melhorar a qualidade dos serviços de assistência social prestados à população”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Cássio, a Sedese tem realizado Cursos Telepresenciais para o desenvolvimento do processo de aprendizado contínuo no Estado, uma vez que esse tipo de plataforma de ensino favorece a disseminação de informações para um maior número de cidades e trabalhadores. De 2012 até setembro deste ano, mais de 38 mil pessoas participaram do curso.

Com o tema “A gestão e o financiamento na efetivação do Suas”, as conferências estão trabalhando com seis eixos: Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do Suas: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios do Suas e a Regionalização dos serviços de assistência social.

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) é o responsável pela realização da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social em Minas, que conta com a parceria da Sedese, por meio da Subsecretaria de Assistência Social.