Casa Civil | Governo

22h27min - 22 de Setembro de 2011 Atualizado em 14h50min - 28 de Junho de 2013

Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas homenageia secretária Maria Coeli

BELO HORIZONTE (22/09/11) - A secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, recebeu do Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), na noite de quarta-feira (21), o troféu “Maria Elvira Salles Ferreira”, como Mulher Notável de Minas Gerais Hors Concours.

Ao receber a honraria, a secretária disse que “seja agindo com ousadia ou atrevimento, na vanguarda das mudanças sociais, seja na salvaguarda dos mais fecundos valores ou na ruptura com preconceitos, as mulheres de Minas são únicas e plurais; substantivas, abstratas e reais, sinônimo de força e de afeição”. “E não há qualquer contradição nessas referências”, completou.

O troféu foi entregue a Maria Coeli pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, que representou o governador Antonio Anastasia na solenidade. A premiação marcou também o encerramento do evento “Salto em Negócios 2011 – Mulheres Empreendedoras Fazendo a Diferença”.

Maria Coeli falou em nome das 15 mulheres premiadas e agradeceu ao presidente da entidade, Roberto Luciano Fortes Fagundes, e à presidente do Conselho, Juliana Pires de Moraes. A secretária destacou o pioneirismo de Maria Elvira na criação do conselho e afirmou ser ela “o protótipo da mulher empreendedora que tem ensinado como é possível viver muitas vidas em uma só”.

A secretária salientou que a solenidade coincidiu com a data em que, “pela primeira vez, uma voz feminina abre o Debate Geral na Assembleia Geral das Nações Unidas”, lembrando o discurso da presidente Dilma Roussef na ONU. Também falou sobre o feito da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, à frente da Agência ONU Mulher ter lançado, no último mês de julho, o relatório “O Progresso das Mulheres no Mundo - Em Busca da Justiça”. Disse que “com plena consciência das diferenças e desigualdades entre gêneros, que ainda existem e teimosamente subsistem, a agenda feminina há de ser positiva e afirmativa”, acrescentando que “não estamos em choque ou confronto com os homens; muito pelo contrário. Os próprios homens estão se tornando parceiros da causa feminina, descobrindo que nela também há uma via para o seu crescimento”.

Outras agraciadas

Receberam troféus por atuação na Ação Social Oscarina Maria Borges Melo; na Administração Pública, Elbe Figueiredo Brandão Santigado; na Arte e Cultura, Eliane Parreiras; no Comércio, Maria José de Lima Freitas; no Designer, Mary Figueiredo Arantes; na Educação, Chames Salles Rolim; nos Esportes, Izabel Cristina Provenza de Miranda Rolhfs; na Imprensa, Terezinha Inês Rezende Alves; na Indústria, Maria Dalva Couto Mendonça; na Liderança Classista, Carmen Lydia Junqueira Puliti Meirelles; no Meio Ambiente, Maria Dalce Ribas; na Saúde, Celina Abreu de Aquino; nos Serviços, Maria de Lourdes Prata Pace; e no Turismo, Eliane Boechat Cunha.