15h30min - 27 de Março de 2015 Atualizado em 16h21min

Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional se reúne pela primeira vez em 2015

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite, presidiu na tarde dessa quinta-feira (26/3) a primeira reunião de trabalho do Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Conedru) de 2015. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas dos conselheiros e apresentar as propostas visando ao aprimoramento do Plano de Ação do Conselho para o período de 2015 a 2017. Dentre estas propostas, destaca-se a criação de um grupo de trabalho para discutir a implantação das Câmaras Regionais, que vão promover a necessária descentralização político-administrativa.

O secretário salientou que a orientação do governador é ampliar a participação dos conselhos nas tomadas de decisão do Estado. “Ouvir as demandas da sociedade é uma marca deste novo governo e é imprescindível para tomar qualquer tipo de decisão. A atuação do conselho reforça os conceitos de governança territorial, de representatividade e participação.” disse.

O Conselho

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política urbana integra a área de competência da Sedru e tem importante atuação no processo de institucionalização da política participativa de desenvolvimento urbano e regional do governo do Estado.

A missão do Conedru é a de propor as diretrizes para a formulação e implementação da política urbana no estado de Minas Gerais, tomando como base os estudos e os conhecimentos formais emanados do poder público e da sociedade civil. A participação desses segmentos é essencial para o sucesso das ações e dos programas da Secretaria na área de habitação, saneamento, desenvolvimento regional e planejamento urbano.