16h25min - 16 de Dezembro de 2014 Atualizado em 16h25min

Conselho Estadual de Turismo apresenta balanço das ações realizadas na gestão 2011/2014

Na ocasião foram definidos encaminhamentos importantes para que as entidades representadas possam continuar contribuindo com o desenvolvimento de Minas

Carolina Paiva/Setes

O Conselho Estadual de Turismo, formado por 28 entidades da sociedade civil e 15 do poder público, reuniu-se na tarde desta terça-feira (16/12), na sede do BDMG, em Belo Horizonte. Nesta última reunião da atual gestão, comandado pelo secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, foi apresentado um balanço das ações realizadas na gestão 2011/2014 e definido os encaminhamentos importantes para que as entidades representadas possam continuar contribuindo com o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais.

Para a subsecretária de Turismo, Silvana Nascimento, esta reunião final significou uma reflexão de tudo o que foi feito pelo Governo de Minas com a participação do conselho. “A ideia é que o Conselho Estadual de Turismo seja cada vez mais participativo nas tomadas de decisões com relação ao mercado e continue com as ações mais importantes referentes à Política Pública de Turismo”, considerou a subsecretária.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abave), Antônio da Matta, apesar do ano político e da dedicação à organização da Copa do Mundo, o Governo de Minas manteve em alto nível o relacionamento com o trade turístico. “Houve um comprometimento de todos, dos setores públicos e privados, e em toda a gestão. Um trabalho altamente positivo que levou o nome do Estado para o exterior, especialmente nos Estados Unidos, Europa, Argentina e Uruguai. Principalmente, no que se refere à gastronomia, foi um grande sucesso, abrindo Minas Gerais para o mundo”, completou.

Inovação

Durante a reunião foram apresentadas as entregas feitas pela Setes durante a gestão, como publicações (decretos, resoluções, cartilhas), resultados de pesquisas, resultado das eleições dos próximos membros do Conselho, pontos de atenção para o próximo ano, como o salão Mineiro, dimensionamento econômico da indústria de evento no Brasil e o resultado do programa Sebrae 2014, criado para a Copa do Mundo.

Para o secretário Tiago Lacerda, o turismo em Minas Gerais foi valorizado nesta gestão. “Houve crescimento tanto nos investimentos de infraestrutura, quanto em ações inovadoras, como todo o estímulo que foi dado à gastronomia mineira. Não podemos esquecer ainda de destacar os números extraordinários para o turismo, impulsionados pelo sucesso da Copa do Mundo”, finalizou o secretário.